O 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 em Petrolina, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontou baixo risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, de apenas 0,5%. Essa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, do índice de infestação do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ou seja, o número aponta para uma possibilidade remota de surto dessas doenças na cidade.
Na pesquisa, onde foram visitadas casas e estabelecimentos comerciais, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram: Novo Tempo; Condomínios Mais Viver São Francisco, Mais Viver Grande Rio, Mais Viver, Vinhedos, Vila Real e Vila Verde; Loteamento Vale Dourado; Vila Esperança; Pedra Linda; Morada Nova; Antônio Cassimiro; Condomínio Summerville; Condomínio Sol Nascente; Park Jatobá 1; Novo Horizonte, Henrique Leite; Idalino Bezerra; Rio Jordão; Cidade Universitária; Condomínio Alphaville; Área Militar; Vila dos Ingás; Loteamento Eduardo; Condomínio Ecospa; Condomínio Buona Vitta; Loteamento Santa Bárbara; Loteamento Padre José de Castro e Loteamento Boa Vista, com índice de 1,0%. As demais localidades oscilaram de 0% a 0,9%.
Prevenção
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, que podem ser possíveis criadouros para a proliferação do mosquito. Tampar tonéis, caixas d’água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar os potes de água para animais; e retirar a água acumulada em recipientes são algumas medidas de prevenção que os moradores devem adotar para evitar a proliferação do mosquito.