Em audiência pública realizada ontem (18), ficou definido que o River Shopping, em Petrolina, deve cumprir algumas medidas para funcionar de acordo com as normas ambientais. No evento, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do empreendimento, resultado de uma análise técnica feita no local.
Participaram da audiência funcionários e diretores do River Shopping, a equipe técnica e o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Júnior, além de representantes do Ministério Público e da Câmara de Vereadores.
Segundo o superintendente do River Shopping, Paulo Modesto, a audiência é o primeiro passo para a regularização ambiental. A diretora de licenciamento da AMMA, Clarisbel Dantas, explicou a análise feita no local e apresentou o que deve ser melhorado no empreendimento. De acordo com Geraldo Júnior, a AMMA colocou vários itens como exigência no licenciamento. “Alguns itens, como áreas de impermeabilidade, ações de educação ambiental e implantação de estação simplificada de tratamento de esgoto, devem ser cumpridos pelo empreendimento”, esclareceu.
Além disso, a AMMA estabeleceu que o shopping pagará R$ 151 mil como compensação ambiental, valor pago por qualquer empreendimento para reduzir os impactos ambientais causados pela construção. Esse dinheiro deverá ser usado em atividades vinculadas a programas e ações voltadas ao meio ambiente.