A Prefeitura de Petrolina vai abrir esta semana licitação para a construção de 47 casas no distrito de Izacolândia. As moradias vão substituir as de taipa, que são abrigos para o Trypanosoma cruzy, conhecido também como barbeiro, mosquito transmissor da Doença de Chagas, por alvenaria. O projeto estava engavetado na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e foi reativado na atual gestão.
Segundo o secretário de Planejamento, Geraldo Júnior, todos os procedimentos foram feitos junto ao Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para que as casas sejam erguidas ainda este ano.
O projeto, que tem ligação com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de 2007 está orçado em R$ 796.941,00. Serão beneficiadas as famílias que já foram selecionadas pela gravidade dos problemas de suas habitações.
“… mosquito transmissor da Doença de Chagas”
Corrigindo:
Agente causador: É um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas: no inseto transmissor, vive no tubo digestivo.
Transmissor: O “barbeiro”, é um inseto da sub-família Triatominae que se alimenta exclusivamente de vertebrados homeotérmicos, sendo chamados hematófagos.
A principal espécie propagadora da Doença de Chagas no Estado de São Paulo, foi o Triatoma infestans, hoje eliminado do nosso meio. Persistem ainda as espécies de menor importância como Panstrongylus megistus e o Triatoma sordida amplamente distribuídos.
Geralmente, abrigam-se em locais muito próximo à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.
Abraços