O Grande Hotel de Juazeiro (BA) deve ter um novo operador administrativo. É que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Bahiainvest, empresa estadual de economia mista, comunicou nesta terça-feira (19) a abertura de uma licitação para escolher o novo inquilino do espaço.
Em junho de 2021, a mesma Bahiainvest arrematou, em leilão, o estabelecimento por R$ 8 milhões. Por melhor oferta, a licitação deve correr em 21 de novembro deste ano.
Disputa
Erguido em 1972, o Grande Hotel teve a disputa pelo espaço levada à Justiça. O hotel, que chegou a pertencer à Bahiatursa – Superintendência de Fomento ao Turismo, extinta neste ano -, havia sido colocado como garantia de pagamento de uma dívida de R$ 40 milhões com a TGF Arquitetura.
Em 2014, o governo baiano reivindicou a posse do espaço e não da Bahiatursa, o que desobrigava o uso do hotel para pagamento de dívidas. O estado, à época, declarou que o bem nunca tinha pertencido à Bahiatursa, por ausência de uma lei que permitisse a transferência de titularidade para a então empresa de economia mista constituída.
Já em abril de 2021, um projeto de lei inclui o Grande Hotel de Juazeiro como bem público para fins de desafetação para venda mediante licitação pública, confirmando a natureza pública do imóvel e abrindo espaço para a venda. (Fonte: Bahia Notícias)