Líder comunitário critica obras paradas de creche do Loteamento Padre Cícero e Secretaria justifica nova licitação

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2015 às 12:29

jonas vila rotaryAs obras de uma creche no Loteamento Padre Cícero, zona norte de Petrolina, viraram motivo de revolta entre os moradores, dois anos após ter sido iniciada. O equipamento, que deveria atender em torno de 300 crianças do Loteamento, além da Vila Rotary e bairros circunvizinhos, atualmente está entregue à sorte. Pelo menos é o que afirmou ao Blog o líder comunitário Jonas da Mata Santos.

Ex-presidente da associação de moradores da Vila Rotary, ele disse que vem sendo cobrado pelas comunidades da área sobre quando as obras serão retomadas. Jonas lembrou que a creche começou a ser construída no dia 30 de maio de 2012, com prazo de conclusão para exatamente um ano depois.

No entanto, até o momento a obra continua parada. “Fizemos uma festa por nada. A empresa chegou a fazer o alicerce e a murar a obra, mas depois parou”, lamenta o líder comunitário, acrescentando que o local está servindo apenas de pastagem para jumentos e depósito de lixo.

Jonas contesta também os argumentos de um vereador ligado ao prefeito Julio Lossio (que preferiu não citar), o qual teria justificado que a creche ainda não foi concluída porque faltava ao bairro uma infraestrutura adequada. “Isso não é verdade. Temos pavimentação e iluminação pública”, argumentou.

Ele destacou também ter conversado sobre o assunto com o secretário municipal de Educação, Heitor Leite, o qual teria lhe dito que a obra seria retomada no final de 2014 – o que acabou não ocorrendo. Jonas diz não entender o motivo da demora, já que os recursos para a construção da creche (no valor de R$ 1,39 milhão) já foram liberados. “Estamos em busca de respostas para onde foi esse dinheiro”, reclamou. A creche integra o Pró-Infância, do governo federal, e é fruto de parceria com o município.

Nota

O Blog recebeu uma nota da Secretaria de Educação esclarecendo as reivindicações de Jonas. Segundo a nota, 13 creches (incluindo a do Loteamento Padre Cícero) fazem parte do cronograma do Pró-Infância em Petrolina. O que ocorre é que, com a previsão de entrega das obras vencida e sem o andamento adequado, o governo federal conduziu uma nova licitação para construção dos prédios escolares em nível nacional. A creche no Padre Cícero foi uma delas.

Ainda segundo a nota, a empresa MVC – de Curitiba (PR) -, a qual se baseia num modelo sustentável, venceu a licitação.

Na nova licitação, a empresa vencedora passou a fazer uso de uma metodologia inovadora de construção, cujo processo é ambientalmente sustentável, com baixa geração de entulho e desperdício de material, além de mais rápida”, justifica a Secretaria. “Em Petrolina, são 13 construções com a chamada ‘Metodologia Inovadora’, que teve início com o serviço de terraplanagem das áreas, sendo que duas delas (do João de Deus e Pedra Linda) foram entregues prontas. A empresa vencedora da licitação já trata com o MEC para autorizar o início das obras”, encerra a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários