Liderança histórica do Agreste, Cintra Galvão morre aos 90 anos e autoridades lamentam

por Carlos Britto // 09 de fevereiro de 2023 às 18:31

Foto: Facebook/reprodução

Faleceu na tarde desta quinta-feira (9), aos 90 anos, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Belo Jardim (PE), Cintra Galvão. Por muitos anos ele foi uma importante liderança da cidade e da região.

Cintra Galvão nasceu na periferia de Belo Jardim, especificamente na Rua da Palha, no ano de 1932. Seu pai era coveiro. Cintra Galvão, diferentemente dos poderosos que governaram o município do Agreste antes dele, tinha uma origem modesta, marcada pela pobreza. Contudo suas raízes se transformaram no seu capital simbólico, aproximando-o assim das camadas mais populares.

Manifestações

Em suas redes sociais, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se manifestou. “Pernambuco se despede hoje de mais uma liderança do Agreste, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Belo Jardim, Cintra Galvão. Meus sentimentos à família e aos amigos neste momento de despedida“, afirmou.

Em nota, o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB), lamentou a morte do político. “Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Belo Jardim, Cintra Galvão. Ao longo da sua vida, lutou pelo desenvolvimento da sua cidade e do nosso Agreste Central, sempre olhando pelos mais pobres. Deixará uma grande lacuna na classe política pernambucana. Que Deus o receba em seus braços”, escreveu.

Também por meio de nota de pesar, a deputada federal Maria Arraes lamentou a perda. “Estamos tristes com a notícia do falecimento do nosso querido Cintra Galvão, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Belo Jardim. Conhecido como Pavão Misterioso, Cintra teve um papel essencial no apoio a Miguel Arraes, após a sua volta do exílio e na sua eleição para governador do Estado, em 1986. Devido à origem humilde, Cintra Galvão foi um político sempre conectado com as necessidades da população e o combate às desigualdades. Sua atuação desenvolvimentista foi decisiva também para a industrialização de Belo Jardim. Deixa um grande legado na política do Agreste pernambucano. Vá em paz, amigo! Nossos sinceros sentimentos aos seus filhos, Cecílio e Vicente Cintra“.

Outra autoridade que se manifestou foi o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto. “Em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, externamos nosso pesar e nossa solidariedade aos familiares e amigos do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Belo Jardim Cintra Galvão, falecido nesta quinta-feira (09.02). Grande líder e defensor do povo do Agreste, com longa história de luta pelo desenvolvimento daquela região, Cintra Galvão deixa um legado inestimável para a política e para história de Pernambuco”, afirmou. (com informações do Blog da Folha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários