Alguns parlamentares da região não esconderam a alegria pela aprovação, no Senado Federal, do projeto de lei complementar, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que define novas regras para criação de municípios.
Em seu blog pessoal, Gonzaga Patriota (PSB/foto) afirmou ter feito “um trabalho de formiguinha” no Congresso para ver o projeto aprovado. O deputado socialista foi autor de vários projetos de emancipação, ainda como deputado estadual (nos anos 80) – entre eles de Dormentes, Lagoa Grande, Santa Cruz, Carnaubeira da Penha, Jatobá e Santa Cruz da Baixa Verde.
Outras lideranças políticas, a exemplo de Isabel Cristina e Odacy Amorim (ambos do PT), além de Adalberto Cavalcanti (PHS), também defendiam o direito de comunidades como Izacolândia e Rajada optarem pela emancipação política.
Um novo município implica em: 1 prefeito, 1 vice, secretários, vereadores, servidores concursados e servidores não concursados. Isso implica em dinheiro e muito. Temos que ter cuidado com esta onda de emancipações, pois muitos dos municípios que “querem” se emancipar não tem arrecadação para bancar essa máquina pública. Nasceriam deficitários e isso só interessa aos políticos. Não à população.
Para a população esclarecida isso é um retrocesso! Alguém me diz aí o que isso vai trazer de vantagem para os brasileiros? É muito cinismo! Deus, dê um fim nesse mundo!