Líderes estudantis querem fazer valer meia entrada na região

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2010 às 10:31

DSC00448Só quem é ou já foi estudante sabe a importância que tem a carteira estudantil. O maior benefício proporcionado pelo documento é a meia entrada, que garante desconto de 50% em diversos locais. Essa prerrogativa deveria valer em Petrolina, mas não é isso que acontece.

De acordo com a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Thays Santos, o desconto da meia entrada só vale para cinema e teatro. Por esta e outras razões ela esteve em Petrolina. Quer comprar uma briga pesada para tentar mudar essa situação.

Ao programa Carlos Britto no Ar de ontem (25) pela Grande Rio AM, Thays foi bem clara: “Queremos moralizar o processo de emissão da carteira”. O mesmo pensa o representante da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp), Rivaldo Reis.

Segundo Rivaldo, a luta também passa pela municipalização da carteira estudantil. Em outras palavras, as duas entidades querem que o documento seja confeccionado por uma delas – Uespe ou Uesp. Dessa forma, segundo ele, ficaria muito mais fácil para os estudantes reclamarem seus direitos. “A UNE (União Nacional dos Estudantes), por exemplo, não tem representatividade em Petrolina, e os estudantes não têm a quem recorrer se houver alguma falha”, justificou. Ele explicou também que a carteira eletrônica continuará sendo confeccionada pelo Setravansf. “Isso é uma outra coisa”, disse.

A lei que dispõe sobre a carteira estudantil, segundo ambos, é muito abrangente e deixa margem a interpretações. Por isso procuraram a vereadora Cristina Costa para se juntar à luta deles. Se conseguirem sensibilizar o empresariado da região quanto à meia entrada, já terão feito muito.

Líderes estudantis querem fazer valer meia entrada na região

  1. Andrade disse:

    Aonde posso pegar um formulário de carteira estudantil vinculada a UESP/UBES? Pois as carteiras estudantis emitidas pela UBES/UEPS têm abrangência nacional, ou seja, são válidas em todo o território nacional. Os formulários que estão sendo entregues nas escolas é de uma entidade regional (Uma tal de Liberdade de Expressão Estudantil Renovadora) que emite uma carteira estudantil de validade restrita, ou seja, vale apenas aqui em Petrolina, o estudante não pode utilizá-la em Recife ou Salvador (p. ex.) quando por lá estiver de férias ou a passeio num feriado prolongado. Sou aluno do GEO Petrolina e espero que me ajudem, informando onde posso dar entrada na minha carteira estudantil vinculada a UESP/UBES/UNE. No GEO entregaram apenas o formulário dessa entidade de nome LIBERDADE DE EXPRESSÃO ESTUDANTIL RENOVADORA, um nome bonito e que cobra uma taxa de R$ 5,00 para a emissão dessa carteira de validade restrita, um estudante que não estiver bem informado, acho que vai tomar prejuízo tirando essa carteira de validade restrita.

  2. Fabiano disse:

    Na FACAPE tem disponivel da UNE. Mas quanto as carteiras feitas por entidades aqui da região, elas são sim aceitas, em qualquer parte do Brasil onde existe essa lei municipal, na realidade a carteira de estudante é apenas uma forma mais pratica de identificação como estudante, pela lei do nosso estado, não é necessario a apresentação da mesma, se voce tiver em mãos algo que comprove que voce é estudante, por exemplo uma desclaração da instuição que voce é matriculado (poucas pessoas sabem disso). E essa lei não funciona nem em petrolina, ou em qualquer outra cidade, porque o proprio estudante baixa a cabeça, diante do que ver nos eventos, a entrada é X, e pronto, ele paga normalmente. Um grande exemplo São esse mega – eventos de camisas aqui da nossa região, o pessoal acha que por ser um evento de camisas a lei não é valida. È VALIDA SIM, se a camisa é 60 reais estudante compra por 30 reais, ta na lei, se a forma de acesso ao show é a camisa, então o estudante tem direito a esse desconto, e mais, essa lei é valida para qualquer AREA DO EVENTO, seja area vip, camarote pista. É Só da uma lida, pelo menos no inicio da lei que esta escrito o que estou falando aqui. E se impedirem voces de pagarem a meia entrada, dirigam-se ao MP publico que ele resolver (ja aconteceu comigo). Alguns contra a meia entrada vao criticar isso que falei..Mais fazer o que, é lei….

  3. fabiano disse:

    Na FACAPE tem disponivel da UNE. Mas quanto as carteiras feitas por entidades aqui da região, elas são sim aceitas, em qualquer parte do Brasil onde existe essa lei municipal, na realidade a carteira de estudante é apenas uma forma mais pratica de identificação como estudante, pela lei do nosso estado, não é necessario a apresentação da mesma, se voce tiver em mãos algo que comprove que voce é estudante, por exemplo uma desclaração da instuição que voce é matriculado (poucas pessoas sabem disso). E essa lei não funciona nem em petrolina, ou em qualquer outra cidade, porque o proprio estudante baixa a cabeça, diante do que ver nos eventos, a entrada é X, e pronto, ele paga normalmente. Um grande exemplo São esse mega – eventos de camisas aqui da nossa região, o pessoal acha que por ser um evento de camisas a lei não é valida. È VALIDA SIM, se a camisa é 60 reais estudante compra por 30 reais, ta na lei, se a forma de acesso ao show é a camisa, então o estudante tem direito a esse desconto, e mais, essa lei é valida para qualquer AREA DO EVENTO, seja area vip, camarote pista. É Só da uma lida, pelo menos no inicio da lei que esta escrito o que estou falando aqui. E se impedirem voces de pagarem a meia entrada, dirijam-se ao MP (Ministerio Publico) que ele resolver (ja aconteceu comigo). Alguns contra a meia entrada vao criticar isso que falei..Mas fazer o que, é lei….

  4. Jeanete Gouvea disse:

    Já fui estudante e sei o quanto a carteira é necessária, garantindo o meio-passe. Muitas vezes, o/a estudante se vê privado/a de assistir um bom espetáculo, pela falta do meio-passe, que não deve ser restrito a isso, também. Como já foi dito, se uma camiseta, num evento, custa 60,00, o estudante paga 30,00. E esse direito deve abranger livros.Costuma-se dizer que a juventude não gosta de ler, não é isso; acontece que os preços são proibitivos. Força nessa luta!

  5. Anatalia disse:

    Bem… Falar da carteira de estudante, é lembra da conquista que os estudantes obtiveram.
    Com respeito a carteira da UESPE não ser valida no territorio nacional, podemos esclarecer isso.
    Isso é Lei, ele vai ser valido sim em territorio nacional.
    Isso já foi esclarecido pelo Fabiano. Não é porque a UBES é nacional que quer dizer que so a carteira dela é valida, até que se for por isso, a UESPE é filiada a UBES. MAs como já foi dito é Lei e vc pode encontrar essa Lei no verso da carteira da UESPE ” Valido em todo território Nacinal, de acordo com a M. P n° 2.208./2001 ”
    Como já foi dito tambem qualquer problema enquanto a isso, é so se dirigir ao ministério Publico.
    O que não podemos deixar é que a Lei seja comprida.

    Vale lembrar tambem que uma das bandeiras de Luta que a UESPE vem travando é a conquista da meia-intermucipal. Que da direito do estudante pagar meia passagem para ir a outra cidade do seu estado. É possivel? Sim é ! NA paraiba os estudantes já conquistaram esse benificio. Basta nos organizarmos com nossas entidades para lutarmos por esse direito.

    Vamos a LUTA !!

  6. Anatalia disse:

    So pra Exclarecer:

    “Como já foi dito tambem qualquer problema enquanto a isso, é so se dirigir ao ministério Publico.
    O que não podemos deixar é que a Lei seja comprida.”

    NA verdade é: O que não podemos deixar é que a Lei não seja Comprida!

  7. edijair disse:

    olha a carteira da UBES E UNE É A UNICA DE HISTORIA,POIS ESSA DA UESPE QUE QUEREM APROVA NA LEI É MAIS UMA DE MUITAS,POIS APROPIA UESPE ELA PARTICIPA DOS CONGRESSO DA UBES, O QUE ELES QUEREM A FAZER COMO FIZERAM EM CARUARU SÓ ELES TIRAM CARTEIRA DE ESTUDANTE,EM RECIFE ELES TEM UM REPASSE DE 1 MILHÃO,E AGORA QUEREM FAZER ISSO EM PETROLINA,NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER,POIS A UESP NÃO SÃO DELES ELES FALCIFICARAM UMA ATA NO CARTORIO, DIZENDO TER FEITO UM CONGRESSO,MENTIRA RIVALDO É MAIS DA PARTE DELES PARA DESTRUIR UM MOVIMENTO QUE VEM LUTANDO POR ESPAÇO,ELES TEM APOIO POLITICO DE UMA VERIADORA,DAIR QUEREM ENGANAR ATODOS, A CARTEIRA ESTUDANTIL QUE NÓS DEFENDEMOS É DA UBES E DA UNE!!! ESSA TEM QUE PERNACER NA LEI!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários