As belezas da fauna e flora da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, serviram de inspiração para a professora Socorro Lacerda trazer à luz um livro recheado de muita imaginação. ‘O Monstro da Caatinga’ tem um apelo lúdico que promete conquistar crianças “do zero aos cento e tantos anos”, como define.
O evento está marcado para a próxima sexta-feira (28), Dia da Caatinga, às 17h, na Biblioteca Municipal Jornalista Cid Carvalho, área central de Petrolina, e terá também a contação de histórias do já consagrado Willian Soares.
Enredo
No livro, os personagens comemoram a chegada de Beluza-Chuva na cidade de Caatingalina, mas vivem sob a ameaça de um terrível monstro.
Monstrosserra era um gigante bocudo e tinha as mãos em formato de motosserra. Seu barrigão era um depósito, onde transportava os troncos das árvores da caatinga, que derrubava para depois queimar em sua carvoaria. Era um monstro tão poderoso que até Beluza-Chuva desapareceu, tamanho era o seu medo.
E agora? Como sobreviveriam os habitantes da cidade de Caatingalina com a presença daquele monstro assustador?
A narrativa revela a riqueza, diversidade e beleza presentes na caatinga. Ressalta as flores caatingalinas, descrevendo-as e chamando a atenção para a delicadeza e doçura de seus cheiros e formatos. Também contribuirá para desconstruir o preconceituoso estereótipo de um Sertão “feio, seco e morto”, para mostrar o colorido e os encantamentos do Sertão caatingueiro.
‘O Monstro da Caatinga’ traz à tona um diálogo imprescindível à formação cidadã dos meninos e meninas para uma necessária elevação da consciência ambiental através de um conto que pretende divertir e inspirar seus leitores e leitoras, numa narrativa onde a palavra caatinga é sinônimo de luz, beleza e perfume. Imperdível!