Lossio reprova realização de audiências públicas: “Ações eleitoreiras”

por Carlos Britto // 24 de abril de 2012 às 08:00

O prefeito Julio Lossio não vê com bons olhos a realização de audiências públicas em Petrolina. Para ele esses debates envolvendo a comunidade não têm grande relevância. Pelo menos foi o que disse hoje (23) no seu gabinete à imprensa.

Fazendo menção as últimas audiências que aconteceram no município – sobre a adoção do Enem na Univasf, o preço do combustível na região, a valorização de profissionais da imprensa, entre outras – Lossio insinuou que tais reuniões não passam de “ações eleitoreiras”.

 “Queria saber por que se faz tanta audiência pública nessa cidade. E por que são realizadas às vespéras de eleições? Acho que Petrolina precisa de ações, e não apenas de discussões. Afinal não sei de nenhuma audiência que tenha trazido resultado para o município até hoje”, ironizou.

Lossio reprova realização de audiências públicas: “Ações eleitoreiras”

  1. Manoel Malaquias disse:

    Podem até odiar ele. Mais ele realmente tem razão.

    Combustível – Mesma coisa
    Enem na Univasf – Mesma coisa

    1. Antonio disse:

      A audiência não implica necessariamente que a coisa irá mudar. Implica em esclarecer, ter a participação popular. Pense nisso.

    2. COSTA disse:

      EITA! LÓSSIO QUER CALAR É TODO MUNDO. ELE SE ACHA O TODO PODEROSO. TÁ CHEGANDO O DIA DE DARMOS O TROCO. E VOCÊS PUXA-SACOS, VÃO TRATANDO DE PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPA. Ô S VAI PROCURAR OUTRA FREGUESIA. KKKKK

    3. gestaltlucerna disse:

      Concordo parcialmente, uma vez que em Petrolina audiência pública virou modismo para enganar a população. Sempre politizadas e sem qualquer conteúdo de fundo. Audiência pública não pode ser confundida com reunião de pessoas (convocadas invariavelmente por políticos ou alguns de seus segmentos camuflados em ONGs e outros aparatos organizados da sociedade civil).
      Audiência pública é um instrumento jurídico criado para discutir projetos sde interesse social e que envolvem interesses difusos da sociedade no que diz respeito a grandes projetos que preveem intervenções significativas no meio ambiente e no tecido social (instalação de usinas hidrelétricas e nucleares, desapropriação de grandes áreas envolvendo realocação de comunidades, etc… e bem como outros que surgirem. Audiência pública não é para substituir o papel que a imprensa deveria fazer nem tão pouco para criar ambiente reivindicatório sem cabimento.

      1. Aparecido Barbosa disse:

        Também concordo “muito” parcialmente com Prefeito e “quase” totalmente com gestaltlucerna. Por isso acho que os poderes públicos (Prefeitura, Câmara de vereadores, Ministérios Públicos Estadual e Federal) deveriam participar mais e incentivar a realização das audiências públicas, não deixando-as ao cargo das ONGs, que pouco poder têm para resolver as questões discutidas, ficando tão somente na DENÚNCIA. Daí a observação negativa do Prefeito Lóssio.

        Talvez seja por isso que ele nunca realizou as conferências públicas exigidas por lei Federal, anteriormente ao envio à Câmara de Vereadores, da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOM (Lei do Orçamento Municipal) e PPA (Plano PluriAnual).

        A próposito, o não cumprimento desta Lei Federal torna o prefeito passível de processo por improbidade administrativa. Se o objetivo das ONGs a que se refere o prefeito fosse realmente ELEITOREIRO, estas já teriam representado contra o mesmo junto ao Ministério Público.

    4. A BEM DA VERDADE disse:

      LOSSIO é esclarecido, inteligente e democratico TENHO CERTEZA QUE ELE NUNCA DISSE ISSO!

  2. Adonias disse:

    Prezado Blogueiro,

    Pelo visto este prefeito não responde bem pelas faculdades mentais ou cometeu o que se chama de ato falho – quando o pensamento é firme, as palavras fogem ao controle e denunciam a intenção. Primeiro: há muito que as audiências acontecem, ou seja, não é em “período eleitoral”; segundo: na democracia representativa, acho que ele não sabe o que é isso, quanto mais se escuta o povo maior é a probabilidade de acerto; e, terceiro: em gestões centralizadoras, como a dele, as ações são decididas dentro dos gabinetes “pelas autoridades”.
    Em tempo:
    DEMOCRACIA – força do povo; governo em que o povo exerce o poder.

    1. gestaltlucerna disse:

      Mais um exemplo de que a população adora ser enganada. Ninguém perguntou ao Prefeito Júlio Lóssio porque fez questão de a alguns meses atrás divulgar em toda a imprensa local e regional que havia enviado diretamente para o MEC ou Ministro da Educação um ofício/carta pedindo a retirada da UNIVASF do ENEM.
      Ora, qualquer pessoas com o mínimo de esclarecimento sobre gestão pública e educacional sabe que qualquer universidade pública goza de AUTONOMIA ACADÊMICA, ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL, garantida não apenas pela constituição (207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.), incluxive já regulamentada pela LDB (Art. 51º. As instituições de educação superior credenciadas como universidades, ao
      deliberar sobre critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, levarão em conta os
      efeitos desses critérios sobre a orientação do ensino médio, articulando-se com os órgãos
      normativos dos sistemas de ensino.). Enfim cabe única e exclusivamente à UNIVASF (Conselho Superior e, esclarecendo: não ao seu Reitor) a responsabilidade pela definição dos mecanismos de seleção que ela venha a adotar, desde que mantenha a integridade dos princípios da isonomia de oportunidades, já que todos somos brasileiros e temos o direito à liberdade de ir e vir dentro de nosso país. A população deveria estar mais atenta e se preocupar em se capacitar para não aceitar manipulação barata como essa movimentação política do Prefeito em direção ao MEC, aliás recurso nada exclusivo seu, mas da grande maioria dos políticos que insistem em manter um discuso pobre de conteúdo, preocupados em se manterem no poder. Abram os olhos pessoal!!!

  3. anonimous disse:

    então colega Adonias me diz ai quantas audiências aconteceram? O que foi resolvido com elas?

    1. sonhador disse:

      Caro anonimous, varias, se não foi resolvida foi porque pessoas como você não foram para se unir as pessoas que querem fazer uma boa ação para o cidadão. As audiências publicas existem para mostrar o cidadão o que esta errado e como pode concertar, ai é que entra o povo para sair em defesa da situação e pedir as nossas liderança que consiga resolver a situação, Ex: o senhor acha certo o ENEM que vem tirar as vagas do povo da região? você não acha que deveria ter uma cota maior para os alunos de escola pública da região? quem leva vantagem um aluno que estuda desde a alfabetização até concluir o ensino médio em escola particular com complemento em cursinho de ponta ou os aluno de rede pública aqui da nossa região? O preço do combustível aqui na nossa região caro e ainda cartelizado você acha que a população não tem o direito saber disso? fora outras audiências que tem que haver falando da saúde, drogas, comercio,segura pública empregos e muitas coisas que envolve o cidadão certo meu caro, essas audiência o prefeito também tinha que fazer para mostrar ao cidadão como esta sendo conduzido os gastos com o dinheiro público e se a população esta satisfeita e dai ele ter um norte para fazer o que realmente a população precisa. Isso independente que seja estadual ou municipal porque nós temos que buscar é o bem de um todo e não não de alguns.

    2. Antonio disse:

      Se vc é daqueles que pensam que por haver uma audiência o problema está resolvido, vc não sabe o que é isso. Precisa conhecer mais o que é democracia.

    3. Hermano disse:

      Anônimo!
      O seu nome revela sua transparência e sua participação democrática. CALA-TE!
      Ou aparece, tenta, se esforça, luta, se expõe…
      Afinal, tentar nem sempre é conseguir, mas, para conseguir é preciso tentar.

  4. ANTONIO disse:

    Sou seu eleitor, mais pelo menos os outros estão de alguma forma tentando. E Vossa Excelência, que está no poder,por que não faz valer algumas dessas audiências que já aconteceram e vem acontecendo. Mostrando resultado, indo em busca, de que sabe, um desses problema discutido nessas audiência não se concretize. Vossa Excelência está pensando que construindo AME e implantando Nova Semente ganha eleição é? Pois continue e verá.

  5. Maria disse:

    Não tenho grandes estimas pelo prefeito Júlio Lóssio,mas de fato, nessa colocação ele tem razão…As audiências na Câmara de Vereadores só ficaram, LITERALMENTE, em discussões. Pouco se decidiram ou foi feito… Sinceramente, eita cambada de vereadores despreparados foram eleitos…Espero que nesse ano entrem novos, porque essa remessa foi vergonhosa…

    1. Nossa disse:

      Primeiro, as audiências não foram exatamente feitas por vereadores. Segundo, você gosta mesmo é quando os governos resolvem tudo sozinho sem a participação do povo, não é? Só que eles não resolvem. Compreendeu?

  6. DBL disse:

    Tinha que ter audiência no valor que ele, fixou o Zona Azul.
    Fernando quando implementou, perguntou aos sindicatos e a sociedade

  7. Tempo Fértil disse:

    A formação de uma consciência sobre qualquer assunto tem que ser formada com informaões. Numa audiência pública as informações chegam e são discutidas por representações da comuidade e pessoas ligadas ao assunto. Mesmo que não se resolva determinado problema naquele ato, mas com certeza o povo toma consciencia para julgar quem está fazendo errado para enganar o povo. E, as autoridades passam a ter mais cuidados deante daquela massa melhor informada. Nenhuma obra é mais forte do que acapacidade de julgar o comportamento nas ações públicas.

  8. observadora disse:

    Não tenho muita simpatia por esse prefeito mas ele ta certo entra prefeito sai prefeito e não fazem nada só próximo de cada ano eleitoral pra enganar a população pensando que todos são leigos em relação ao Enem ele tá certo o meu filho nunca colocou os pés em uma escola particular e está no 10periodo do curso de Direito na Uneb em Juazeiro termina esse ano com 23 anos de idade é só ter responsabilidade ,compromisso e estudar que passa nas universidades.

  9. Edmilson disse:

    1. ENEM é isonomia: é o único mecanismo de seleção para universidades utilizado no Brasil em que TODOS os estudantes, do Norte e do Sul sabem o que irá ser cobrado. Têm o ano todo para se prepararem. Aqueles que estiverem melhor preparados serão aprovados. A vaga não é da região, não pode haver discriminação regional, estadual, municipal;
    2. A universidade é federal: Não se enganem, o Município de Petrolina ou o Estado de Pernambuco, eu e você temos muito pouco a acrescentar nessa discussão;
    3. Não há garantias de que os estudantes petrolinenses ou da Região, caso ocupassem TODAS as vagas iriam permanecer aqui, para beneficiar a nossa região. Durante décadas, milhares de petrolinenses tiveram que sair daqui para estudar, muitos ficaram nos pólos de ensino. Outros voltaram. Imaginem se em Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Crato, Sousa, Campina Grande e João Pessoa houvesse blindagem das vagas para candidatos locais, quantos petrolinenses ficariam sem estudar?
    4. Se houver oportunidade, os estudantes de fora que vêm estudar na UNIVASF aqui permanecerão. Exemplo: UNEB, curso de Direito. Dezenas de bachareis permanecem aqui, apesar de serem de fora. OPORTUNIDADE.
    5. A maioria dos professores universitários de Petrolina é de fora. OPORTUNIDADE.
    6. A maioria dos médicos atuando em Petrolina é de fora. OPORTUNIDADE.
    7. Ao invés de discutir cotas para UNIVASF, discutamos melhorias nas condições de ensino na rede estadual e municipal. Tem deputado estadual falando em facilitar o acesso para estudantes da região… Por que não discute a qualidade das escolas estaduais, que é sua atribuição? Nesse ponto, tenho que concordar com o prefeito, apesar de não ter votado nele. POLITICAGEM, POLITICAGEM, SANTA POLITICAGEM.

  10. REGINA SANTOS disse:

    OLHEM QUE OLHAR MAIS ESQUISITO É ESSE..DÁ ATE MEDO. VIXE MEU DEUS LIVRAI-NOS ! TÔ COM MEDO……TÔ LEMBRANDO DE UM FILME …DE MEDICO E DE LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO COM ESSE OLHAR VEJO QUE ISSO PROCEDE….HAHAHAAHHAHHHHAHHAHHHHHA

    1. ah tá! disse:

      Parece com o olhar de Nero, Antigo Imperador de Roma……

  11. Indignada disse:

    Sr. Prefeito, audiências públicas sempre existiram, o problema é que não havia pessoas preocupadas com o que era discutido, com a opinião de eleitores que estão se tornando mais informados, se comprometendo mais com o futuro. Quanto a exclusão de Enem, quotas para negros, índios, brancos ou amarelos, sou contra, considero isso atestado de incapacidade. Quando tivermos ensino fundamental e ensino médio sério, educadores bem remunerados e comprometidos com a educação, políticos que não tenham medo da população instruída, aí sim não haverá necessidade de cotas para nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários