O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), usou as redes sociais neste domingo (19) para falar do aumento de 100% nos vencimentos dos vereadores da Casa Plínio Amorim.
Em sua página no Facebook, Lóssio deu claros sinais de que, por sua vontade, vetará o aumento. Leiam o que ele escreveu:
“Hoje convoquei a procuradora do Município para avaliar a legalidade do veto ao aumento dos vereadores. Que é imoral, não há dúvidas. Contudo, precisamos avaliar a legalidade e competência do veto. Se for possível, ouvirei meu coração e as pessoas nas ruas que pensam assim também sobre o tema”.
Comentário meu:
Claro que, em ano eleitoral, Lóssio vai preferir o clamor popular à vontade dos vereadores. Prefere ficar de bem com a sociedade do que com os vereadores que aprovam o que ele desejar na hora que bem entender.
Aliás, o que prevalece, nessa legislatura, entre esses dois poderes, é sempre a vontade do Executivo. O Poder Legislativo já convocou o prefeito, algumas vezes, que nunca deu as caras por lá para prestar qualquer esclarecimento. Em seu mandato nem o balanço fiscal, costumeiramente apresentado pelo gestor, é apresentado por ele.
Abertura dos trabalhos legislativos? Esqueçam. Também nunca foi. Aliás, nem os secretários convocados para esclarecimentos aparecem.
Poder enfraquecido e subserviente é assim, perde a força e o aumento.
Nem me importa se esse veto por parte do prefeito é demagogo ou apenas pelo clamor popular, o importante é que ele vete e ponto final.
“”Júlio”” PARABÉNS”” Pelo reconhecimeno eu também não acho justo esse aumento de 100% enquanto os professores estão em greve por cobrar aumento justo e ninguém faz nada e nossos filhos sendo prejudicado como sempre,
Que comentário infeliz. Sendo ano eleitoral ou não, sendo por clamor popular ou não, o que de fato interessa é que a decisão seja tomada da melhor forma possível. E é o que deve acontecer. É louvável que o prefeito busque alternativas para tentar barrar essa atitude imoral dos nossos vereadores. Todavia, relacionar isso com apelação política, subserviência ou qualquer outra estirpe é claramente uma manobra para tentar desviar o foco. Não tiro sua razão quando suscita questões acerca da ausência do prefeito frente à Câmara Municipal, sobre as indagações que ficam sem resposta concreta da prefeitura ou algo assim, mas isso em nada acrescenta o ponto principal da discussão, o aumento nos proventos do cargo de vereador. De todo modo, foi a casa Plínio Amorim que expediu tal ofício cabendo ao prefeito apreciar, aprovando ou não, dentro da legalidade é claro. Quanto ao tempo, o mesmo não tem poder de arbítrio algum, se foi ou não em período eleitoral, uma vez que não partiu dele mesmo o pedido e sim dos edis, assim não há que se falar em lobby para apoio, no meu entendimento.
Se considera os vereadores subservientes você só confirma a fraqueza da composição dos nossos representantes que, além de serem ignorados pelo Executivo Municipal ainda assim acatam as suas decisões sem conseguir reunir um apelo satisfatório para “obrigar” a prefeitura e seus secretários, representantes, a trazer satisfações, quando necessário evidentemente!
Brito, talvez você esteja certo, mas eu acho que mesmo se não fosse ano eleitoral o Prefeito vetaria isso!!
essa câmara passou 4 anos tentando sacanear(desculpe a palavra) o mandato do prefeito, porque ele iria beneficiar os mesmos vereadores que vetaram vários projetos que ele quis fazer?!?
Muito pelo contrário, a Câmara foi até muito generosa com o prefeito, pois os desmandos que ele fez na cidade era para no mínimo ter sido cassado e no entanto, os vereadores deixaram-no fazer o que bem quizesse de ruim para Petrolina, a começar pelo patrimônio público.
apoiado!
Mesmo sendo ano eleitoral e o prefeito esteja fazendo isso para agradar eleitores e não eleitores, sua medida é correta. Cem por cento de aumento para vereadores que demoram a votar projetos de lei (lembram da votação do aumento do número de vagas da Casa?) é complicado.
Apoiado Prefeito, agora só falta a resposta no 07/10/2012, vamos eliminar todos esses vereadores que votaram esse aumento absurdo.
Até pode ser imoral!!!!!. Mais esta dentro da legalidade constitucional. Vide a Emenda Constitucional de n° 025 de 14/02/200. A votação foi por unanimidade total. Só quero ver o Prefeito Vetar, pra ver se os vereadores vão derrubar o veto. KKKKKKKKKKKK.
Emenda Constitucional de n°025 de 14/02/2000:
“VI – o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos:” (NR)
“d) em Municípios de cem mil e um a trezentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a cinqüenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;” (AC)
“e) em Municípios de trezentos mil e um a quinhentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a sessenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;” (AC)
Ele deveria era vetar a Administração publicar Municipal da Prefeitura cobrar taxas e mais taxas na Nova Semente, onde os pobres pagando as despesas de aluguel e imóveis para terem seus filhos na creche ou estudando. Isso!!!! sim. É IMORAL, ILEGAL E IRREGULAR.
EDUCAÇÃO INFANTIL É OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO. E UM DIREITO DO CIDADÃO. Faça a sua parte Julio.
Por acaso, embolsar o dinheiro consignado da Previdência em descontos em folha, Tá dentro da sua MORALIDADE, LEGALIDADE E HONESTIDADE. É ação criminosa, imoral, ,ilegal e irregular…
Vamos usar da serenidade! Os Vereadores aumentaram os salários deles apoiados pela Lei e pelo Tribunal de Contas, é injusto? É sim. Mas é Lei.
Agora eu pergunto: E se fosse vocês estariam reclamando do aumento? Alguém trabalha de graça? O prefeito trabalha de graça?
oh maria, que defesa mais chula a sua!!! defender o indefensável, só pode ser assessora de vereador.
Vc disse bem, “trabalha de graça”! Vê-se que vc não se atualiza, veja quantas categorias estão lutando por um pequeno aumento, pessoas capacitadas, com especialização e muito mais. É justo essas pessoas que aí estão, alguns com nenhuma capacidade ter salário maior que o do prefeito? Quantas horas essas pessoas trabalham mesmo? O que eles produzem mesmo? Acorda Maria, se vc paga imposto é teu dinheiro que vai ser usado.
Acho que esse aumento é abusivo o suficiente para ensejar o veto, independentemente de período eleitoral ou não. Aliás, caberia aos vereadores também perceber que esse aumento é mais que inoportuno. Não podemos analisar a “fraqueza” do legislativo apenas quanto à “subserviência” ao executivo. Tampouco podemos obrigar o Prefeito a sancionar um projeto tão impopular, já que a ausência de interesse público é uma das razões para o veto do executivo, chamado pelos constitucionalistas de veto político.
“Poder enfraquecido e subserviente é assim, perde a força e o aumento.”
Faço minhas as suas palavras!!!
Reprovaria os quatro anos de Lóssio, mas aprovo este ato, eleitoreiro ou não. Essa palhaçada (100% de aumento) não pode se concretizar!
Quem sabe assim penso em votar em vereador, por que do jeito que está não dou meu voto!
É BEM A SUA CARA JULIO LÓSSIO, SE NÃO FOSSE ANO ELEITORAL O AUMENTO SERIA DADO E O POVO IRIA ENGOLIA A SECO, ME EXPLIQUE OS 15 MILHÕES DO SÃO JOÃO E OS 5 MILHÕES DA PREVIDENCIA DOS SERVIDORES, OU SEJA EXPLIQUE O DESAPARECIMENTO POR ENQUANTO DE 20 MILHÕES DE REAIS NOS COFRES DA PREFEITURA, VC ESTÁ ABAFANDO ESSE ESCANDALO COM ESSE VETO DO AUMENTO DOS VEREADORES. ELEITORES PEÇAM PARA ELE EXPLICAR QDO O ENCONTRAR NAS CAMINHADAS, EU VOU FAZER ISSO. REELEJAM ESSE PESSOAL, TODOS ENRIQUECERAM MUITO RÁPIDO, PERGUNTEM A EQUIPE DESSE PREFEITO COMO FOI. OU ENTÃO CONTINUEM ALIENADOS POR ESSE PREFEITINHO LIGEIRINHO. JULIO LÓSSIO E EQUIPE ONDE ESTÃO ESSES 20 MILHÕES, ESSE DINHEIRO É NOSSO, DEVOLVAM JÁ, SÉRIO.
IMOOOOORAL foi o que apontou o TCE na pessoa do conselheiro Valdecir Pascoal que expediu uma Medida Cautelar, solicitada pela Inspetoria de Salgueiro, determinando ao prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, a suspensão da Concorrência Pública nº 003/2009, cujo objeto é a contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de limpeza urbana.
a Prefeitura ter estimado no edital uma quantidade de lixo superior ao que vinha sendo recolhido no município, passando de 3.700 toneladas (contrato anterior) para 7.364 toneladas. Além disso, segundo a Inspetoria do TCE, o custo estimado pela Prefeitura em alguns itens chega a ser 685% maior que o valor calculado pela equipe de auditoria, que apontou um sobrepreço no valor do contrato superior a R$ 8 milhões.
Pelo período de 01 ano, o valor do contrato está estimado em R$ 20.967.013,56 (vinte milhões, novecentos e sessenta e sete mil, treze reais e cinquenta e seis centavos).
ILEGAL E IMORAL É A DISPENSA DE LICITAÇÃO DO LIXO!!!. praticados pelo Gestor Julio Lossi e os membros da Comissão de Licitação. Q conforme auditoria realizada pelo TCE em fevereiro de 2009 a Prefeitura rescindiu o contrato com o consórcio SANEPAV/SERQUIP, alegando irregularidades e deficiências na execução, e logo em seguida publicou uma dispensa para a contratação de seerviços de coleta. Com a vigência por seis meses, a construtora VENÂNCIO LTDA. Sendo prorrogado depois por mais 90 dias.
Pior com custo superfaturado pelo o erário público municipal da Prefeitura em alguns itens chega a ser 685% maior que o valor calculado pela equipe de auditoria do TCE.
Vide a publicação Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 22/10/09
independente d ser ano eleitoral ou naum meu amigo ou d ser por brigas políticas ou naum,ninguém é burro e é claro q a gente sabe q ele quer fazer as médias com o povo tb e venhamos e convenhamos a câmara d vereadores num perde uma deixa p se bater d frente com o prefeito e ele tá mais é no dever d vetar esse aumento imoral e abitrário
Fui pra carreata onten , a noite quase nem dormi de tanta alegria, imagina quem ñ era o 15, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, estão ate agor assobrados …
Eita mais eles tão aperriado Eita mais eles tão aperriado ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CARA SE ELE VETA AI VOU PESA EM QUEM VOTA.AI VOU ESQUECE OS ANOS QUE ELE NAO FEZ NADA E IA REVER MEU VOTO
ISSO É A MAIS PURA RETALIAÇÃO A CPI QUE VAI SER INSTALADA.
Senhores, o comentário do Britto não foi infeliz pelo seguinte. Alguns de vocês, ou melhor, muito dos eleitores, não entendem o que Carlos Britto escreveu. O que Carlos Britto quis dizer é que o prefeito não é movido pelos interesses daqueles que ele representa, muitas vezes desrespeitando o povo e as instituições. Importa sim saber se um prefeito está agindo em prol da população ou de seus interesses pessoais. Quando um Prefeito mostra que vota de acordo com as conveniências dele, isso é péssimo para uma cidade. É importante sim o povo fiscalizar isto, pois como o Britto falou, se não fosse época de campanha ele não iria se meter nesta questão, o AUMENTO dos vereadores iria passar sem nenhuma manifestação do prefeito e as pessoas iriam esquecer, como esquecem o quanto este prefeito ficou 3 anos sem fazer absolutamente nada para a cidade. É importante sim percebermos se um prefeito está agindo pela Cidade ou de acordo com suas conveniência. Neste caso, o que é conveniente para o Lóssio é se reeleger, por isso ele está preocupado em se pronunciar sobre esta questão. Se não fosse eleição, esta proposta passaria facilmente e o prejudicado como sempre é O POVO PETROLINENSE!
Parabéns ao 15! 15! 15! 15! 15!…………..
Votei nele na eleição passada por não poder votar em Odacir. Mas hoje voto no 15 novamente.
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO.
SE TIVER VETO TEM C.P.I DO SÃO JOÃO. DOIS PESOS DE DUAS MEDIDAS. COM A PALAVRA O POVO(O SEU VOTO).
Eu não sei como tem gente que ainda é a favor disso, acho que são pessoas sem cultura ou sem nenhum conhecimento, na realidade este aumento pode ser lei ou pode não ser, não interessa, não é justo um aumento de 100% para os vereadores, enquanto os professores trabalham duro para educar e ensinar nossos filhos, para ganhar o que ganham, os policiais também que se arriscam para ganhar pouco. Quem é a favor de um aumento deste não sabe o que quer, ou ate sabe é vereador ou trabalha com um.
Na minha opinião um vereador deveria receber no MAXIMO 1.500,00
(hum mil e quinhentos reais) ai eu queria ver quem realmente e a favor do povo.
Essa Maria que comentou a favor do aumento deve trabalhar para um dos vereadores, ou ser parente, no mínimo.