Lóssio quer vetar o aumento dos vereadores

por Carlos Britto // 20 de agosto de 2012 às 07:42

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), usou as redes sociais neste domingo (19) para falar do aumento de 100% nos vencimentos dos vereadores da Casa Plínio Amorim.

 Em sua página no Facebook, Lóssio deu claros sinais de que, por sua vontade, vetará o aumento. Leiam o que ele escreveu:

“Hoje convoquei a procuradora do Município para avaliar a legalidade do veto ao aumento dos vereadores. Que é imoral, não há dúvidas. Contudo, precisamos avaliar a legalidade e competência do veto. Se for possível, ouvirei meu coração e as pessoas nas ruas que pensam assim também sobre o tema”.

Comentário meu:

Claro que, em ano eleitoral, Lóssio vai preferir o clamor popular à vontade dos vereadores. Prefere ficar de bem com a sociedade do que com os vereadores que aprovam o que ele desejar na hora que bem entender.

Aliás, o que prevalece, nessa legislatura, entre esses dois poderes, é sempre a vontade do Executivo. O Poder Legislativo já convocou o prefeito, algumas vezes, que nunca deu as caras por lá para prestar qualquer esclarecimento. Em seu mandato nem o balanço fiscal, costumeiramente apresentado pelo gestor, é apresentado por ele.

Abertura dos trabalhos legislativos? Esqueçam. Também nunca foi. Aliás, nem os secretários convocados para esclarecimentos aparecem.

Poder enfraquecido e subserviente é assim, perde a força e o aumento.

Lóssio quer vetar o aumento dos vereadores

  1. João disse:

    Nem me importa se esse veto por parte do prefeito é demagogo ou apenas pelo clamor popular, o importante é que ele vete e ponto final.

  2. Petrolina viva novamente disse:

    “”Júlio”” PARABÉNS”” Pelo reconhecimeno eu também não acho justo esse aumento de 100% enquanto os professores estão em greve por cobrar aumento justo e ninguém faz nada e nossos filhos sendo prejudicado como sempre,

  3. André Coelho disse:

    Que comentário infeliz. Sendo ano eleitoral ou não, sendo por clamor popular ou não, o que de fato interessa é que a decisão seja tomada da melhor forma possível. E é o que deve acontecer. É louvável que o prefeito busque alternativas para tentar barrar essa atitude imoral dos nossos vereadores. Todavia, relacionar isso com apelação política, subserviência ou qualquer outra estirpe é claramente uma manobra para tentar desviar o foco. Não tiro sua razão quando suscita questões acerca da ausência do prefeito frente à Câmara Municipal, sobre as indagações que ficam sem resposta concreta da prefeitura ou algo assim, mas isso em nada acrescenta o ponto principal da discussão, o aumento nos proventos do cargo de vereador. De todo modo, foi a casa Plínio Amorim que expediu tal ofício cabendo ao prefeito apreciar, aprovando ou não, dentro da legalidade é claro. Quanto ao tempo, o mesmo não tem poder de arbítrio algum, se foi ou não em período eleitoral, uma vez que não partiu dele mesmo o pedido e sim dos edis, assim não há que se falar em lobby para apoio, no meu entendimento.
    Se considera os vereadores subservientes você só confirma a fraqueza da composição dos nossos representantes que, além de serem ignorados pelo Executivo Municipal ainda assim acatam as suas decisões sem conseguir reunir um apelo satisfatório para “obrigar” a prefeitura e seus secretários, representantes, a trazer satisfações, quando necessário evidentemente!

  4. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    Brito, talvez você esteja certo, mas eu acho que mesmo se não fosse ano eleitoral o Prefeito vetaria isso!!
    essa câmara passou 4 anos tentando sacanear(desculpe a palavra) o mandato do prefeito, porque ele iria beneficiar os mesmos vereadores que vetaram vários projetos que ele quis fazer?!?

    1. Maria disse:

      Muito pelo contrário, a Câmara foi até muito generosa com o prefeito, pois os desmandos que ele fez na cidade era para no mínimo ter sido cassado e no entanto, os vereadores deixaram-no fazer o que bem quizesse de ruim para Petrolina, a começar pelo patrimônio público.

  5. Larissa Nascimento disse:

    apoiado!

  6. edvaldo disse:

    Mesmo sendo ano eleitoral e o prefeito esteja fazendo isso para agradar eleitores e não eleitores, sua medida é correta. Cem por cento de aumento para vereadores que demoram a votar projetos de lei (lembram da votação do aumento do número de vagas da Casa?) é complicado.

  7. MATHEUS PEREIRA SANTOS disse:

    Apoiado Prefeito, agora só falta a resposta no 07/10/2012, vamos eliminar todos esses vereadores que votaram esse aumento absurdo.

  8. É DINHEIRO DO POVO!!!. disse:

    Até pode ser imoral!!!!!. Mais esta dentro da legalidade constitucional. Vide a Emenda Constitucional de n° 025 de 14/02/200. A votação foi por unanimidade total. Só quero ver o Prefeito Vetar, pra ver se os vereadores vão derrubar o veto. KKKKKKKKKKKK.
    Emenda Constitucional de n°025 de 14/02/2000:
    “VI – o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos:” (NR)
    “d) em Municípios de cem mil e um a trezentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a cinqüenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;” (AC)
    “e) em Municípios de trezentos mil e um a quinhentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a sessenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;” (AC)

  9. NOVA SEMENTE É IMORAL, ILEGAL E IRREGULAR!!!. disse:

    Ele deveria era vetar a Administração publicar Municipal da Prefeitura cobrar taxas e mais taxas na Nova Semente, onde os pobres pagando as despesas de aluguel e imóveis para terem seus filhos na creche ou estudando. Isso!!!! sim. É IMORAL, ILEGAL E IRREGULAR.
    EDUCAÇÃO INFANTIL É OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO. E UM DIREITO DO CIDADÃO. Faça a sua parte Julio.

  10. CARA DE PAU!!!. disse:

    Por acaso, embolsar o dinheiro consignado da Previdência em descontos em folha, Tá dentro da sua MORALIDADE, LEGALIDADE E HONESTIDADE. É ação criminosa, imoral, ,ilegal e irregular…

  11. Maria disse:

    Vamos usar da serenidade! Os Vereadores aumentaram os salários deles apoiados pela Lei e pelo Tribunal de Contas, é injusto? É sim. Mas é Lei.
    Agora eu pergunto: E se fosse vocês estariam reclamando do aumento? Alguém trabalha de graça? O prefeito trabalha de graça?

    1. Naja disse:

      oh maria, que defesa mais chula a sua!!! defender o indefensável, só pode ser assessora de vereador.

    2. De olho disse:

      Vc disse bem, “trabalha de graça”! Vê-se que vc não se atualiza, veja quantas categorias estão lutando por um pequeno aumento, pessoas capacitadas, com especialização e muito mais. É justo essas pessoas que aí estão, alguns com nenhuma capacidade ter salário maior que o do prefeito? Quantas horas essas pessoas trabalham mesmo? O que eles produzem mesmo? Acorda Maria, se vc paga imposto é teu dinheiro que vai ser usado.

  12. Sinceramente disse:

    Acho que esse aumento é abusivo o suficiente para ensejar o veto, independentemente de período eleitoral ou não. Aliás, caberia aos vereadores também perceber que esse aumento é mais que inoportuno. Não podemos analisar a “fraqueza” do legislativo apenas quanto à “subserviência” ao executivo. Tampouco podemos obrigar o Prefeito a sancionar um projeto tão impopular, já que a ausência de interesse público é uma das razões para o veto do executivo, chamado pelos constitucionalistas de veto político.

  13. Renata disse:

    “Poder enfraquecido e subserviente é assim, perde a força e o aumento.”
    Faço minhas as suas palavras!!!

  14. Coco seco disse:

    Reprovaria os quatro anos de Lóssio, mas aprovo este ato, eleitoreiro ou não. Essa palhaçada (100% de aumento) não pode se concretizar!
    Quem sabe assim penso em votar em vereador, por que do jeito que está não dou meu voto!

  15. Marcos disse:

    É BEM A SUA CARA JULIO LÓSSIO, SE NÃO FOSSE ANO ELEITORAL O AUMENTO SERIA DADO E O POVO IRIA ENGOLIA A SECO, ME EXPLIQUE OS 15 MILHÕES DO SÃO JOÃO E OS 5 MILHÕES DA PREVIDENCIA DOS SERVIDORES, OU SEJA EXPLIQUE O DESAPARECIMENTO POR ENQUANTO DE 20 MILHÕES DE REAIS NOS COFRES DA PREFEITURA, VC ESTÁ ABAFANDO ESSE ESCANDALO COM ESSE VETO DO AUMENTO DOS VEREADORES. ELEITORES PEÇAM PARA ELE EXPLICAR QDO O ENCONTRAR NAS CAMINHADAS, EU VOU FAZER ISSO. REELEJAM ESSE PESSOAL, TODOS ENRIQUECERAM MUITO RÁPIDO, PERGUNTEM A EQUIPE DESSE PREFEITO COMO FOI. OU ENTÃO CONTINUEM ALIENADOS POR ESSE PREFEITINHO LIGEIRINHO. JULIO LÓSSIO E EQUIPE ONDE ESTÃO ESSES 20 MILHÕES, ESSE DINHEIRO É NOSSO, DEVOLVAM JÁ, SÉRIO.

  16. IMOOOOOORAL É... disse:

    IMOOOOORAL foi o que apontou o TCE na pessoa do conselheiro Valdecir Pascoal que expediu uma Medida Cautelar, solicitada pela Inspetoria de Salgueiro, determinando ao prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, a suspensão da Concorrência Pública nº 003/2009, cujo objeto é a contratação de empresa de engenharia para execução de serviços de limpeza urbana.
    a Prefeitura ter estimado no edital uma quantidade de lixo superior ao que vinha sendo recolhido no município, passando de 3.700 toneladas (contrato anterior) para 7.364 toneladas. Além disso, segundo a Inspetoria do TCE, o custo estimado pela Prefeitura em alguns itens chega a ser 685% maior que o valor calculado pela equipe de auditoria, que apontou um sobrepreço no valor do contrato superior a R$ 8 milhões.
    Pelo período de 01 ano, o valor do contrato está estimado em R$ 20.967.013,56 (vinte milhões, novecentos e sessenta e sete mil, treze reais e cinquenta e seis centavos).

  17. E O LIXO COM 685% DE SUPERFATURAMENTO. disse:

    ILEGAL E IMORAL É A DISPENSA DE LICITAÇÃO DO LIXO!!!. praticados pelo Gestor Julio Lossi e os membros da Comissão de Licitação. Q conforme auditoria realizada pelo TCE em fevereiro de 2009 a Prefeitura rescindiu o contrato com o consórcio SANEPAV/SERQUIP, alegando irregularidades e deficiências na execução, e logo em seguida publicou uma dispensa para a contratação de seerviços de coleta. Com a vigência por seis meses, a construtora VENÂNCIO LTDA. Sendo prorrogado depois por mais 90 dias.
    Pior com custo superfaturado pelo o erário público municipal da Prefeitura em alguns itens chega a ser 685% maior que o valor calculado pela equipe de auditoria do TCE.
    Vide a publicação Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 22/10/09

  18. Grega disse:

    independente d ser ano eleitoral ou naum meu amigo ou d ser por brigas políticas ou naum,ninguém é burro e é claro q a gente sabe q ele quer fazer as médias com o povo tb e venhamos e convenhamos a câmara d vereadores num perde uma deixa p se bater d frente com o prefeito e ele tá mais é no dever d vetar esse aumento imoral e abitrário

  19. Petrolinense disse:

    Fui pra carreata onten , a noite quase nem dormi de tanta alegria, imagina quem ñ era o 15, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, estão ate agor assobrados …

    Eita mais eles tão aperriado Eita mais eles tão aperriado ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. NORDESTINO disse:

    CARA SE ELE VETA AI VOU PESA EM QUEM VOTA.AI VOU ESQUECE OS ANOS QUE ELE NAO FEZ NADA E IA REVER MEU VOTO

  21. SERTANEJO disse:

    ISSO É A MAIS PURA RETALIAÇÃO A CPI QUE VAI SER INSTALADA.

  22. Petrolinense disse:

    Senhores, o comentário do Britto não foi infeliz pelo seguinte. Alguns de vocês, ou melhor, muito dos eleitores, não entendem o que Carlos Britto escreveu. O que Carlos Britto quis dizer é que o prefeito não é movido pelos interesses daqueles que ele representa, muitas vezes desrespeitando o povo e as instituições. Importa sim saber se um prefeito está agindo em prol da população ou de seus interesses pessoais. Quando um Prefeito mostra que vota de acordo com as conveniências dele, isso é péssimo para uma cidade. É importante sim o povo fiscalizar isto, pois como o Britto falou, se não fosse época de campanha ele não iria se meter nesta questão, o AUMENTO dos vereadores iria passar sem nenhuma manifestação do prefeito e as pessoas iriam esquecer, como esquecem o quanto este prefeito ficou 3 anos sem fazer absolutamente nada para a cidade. É importante sim percebermos se um prefeito está agindo pela Cidade ou de acordo com suas conveniência. Neste caso, o que é conveniente para o Lóssio é se reeleger, por isso ele está preocupado em se pronunciar sobre esta questão. Se não fosse eleição, esta proposta passaria facilmente e o prejudicado como sempre é O POVO PETROLINENSE!

  23. Antonio disse:

    Parabéns ao 15! 15! 15! 15! 15!…………..
    Votei nele na eleição passada por não poder votar em Odacir. Mas hoje voto no 15 novamente.

  24. Carlos Peixoto disse:

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO.

    SE TIVER VETO TEM C.P.I DO SÃO JOÃO. DOIS PESOS DE DUAS MEDIDAS. COM A PALAVRA O POVO(O SEU VOTO).

  25. uelton disse:

    Eu não sei como tem gente que ainda é a favor disso, acho que são pessoas sem cultura ou sem nenhum conhecimento, na realidade este aumento pode ser lei ou pode não ser, não interessa, não é justo um aumento de 100% para os vereadores, enquanto os professores trabalham duro para educar e ensinar nossos filhos, para ganhar o que ganham, os policiais também que se arriscam para ganhar pouco. Quem é a favor de um aumento deste não sabe o que quer, ou ate sabe é vereador ou trabalha com um.
    Na minha opinião um vereador deveria receber no MAXIMO 1.500,00
    (hum mil e quinhentos reais) ai eu queria ver quem realmente e a favor do povo.

  26. João disse:

    Essa Maria que comentou a favor do aumento deve trabalhar para um dos vereadores, ou ser parente, no mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Professora Mary Belgium , a mãe dos estudantes de Petrolina.