O deputado federal Lucas Ramos (PSB) definitivamente mudou o discurso em relação à governadora Raquel Lyra (PSDB), a quem apoiou no segundo turno estadual de 2022. Ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas dez uma dura crítica acerca do anúncio realizado pelo governo do Estado, nesta semana, do que foi chamado de “relançamento do Proupe”.
“É tão constrangedor ver a assessoria de imprensa da atual governadora disseminar fake News, ao dizer que aumentou o valor da bolsa, e que o programa estava paralisado desde 2021. Ora, como poderia estar nessa situação, se o pagamento das bolsas já contratadas não foi suspenso, e o governo ainda aumentou a quantidade de alunos beneficiados no dia 8 de novembro daquele mesmo ano, com a publicação de edital para concessão de mais mil bolsas?“, disparou o parlamentar, em um artigo de opinião intitulado ‘A persistência da negação na contramão do progresso’.
“O roteiro já é conhecido: o negacionismo experimentado durante o Governo Bolsonaro (2019-2022) nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação foram amplamente condenados pela academia e rejeitados pela população, que foi às urnas e deu um basta na política de esvaziamento orçamentário e cortes constantes em investimentos públicos para esses setores cruciais para o desenvolvimento da nação. Em Pernambuco, graças a uma visão inovadora e de real espírito público, sempre fomos uma luz de esperança“, contextualizou Lucas Ramos.
Mérito socialista
O parlamentar destacou que o Proupe foi criado pelo então governador Eduardo Campos e aperfeiçoado pelo ex-governador Paulo Câmara. “Além de reformular e aperfeiçoar o programa, como previa a lei de criação aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi o governador Paulo Câmara o responsável por aumentar para R$ 500,00 o valor da bolsa integral paga diretamente às autarquias de ensino superior, responsáveis pela formação desses alunos, em respeito à Lei nº 17.945, de 3 de novembro de 2022“, reforçou.
“O governo atual segue no caminho do negacionismo, sem entregas estruturadoras, esvaziando orçamento, suspendendo o lançamento de novos editais, comprometendo o futuro dos que mais precisam. Já conhecemos o protagonista da história. O enredo? samba de uma nota só: foi culpa do passado. Dessa vez, a governadora tem razão. O anúncio feito hoje é culpa de Paulo Câmara, sim. Parabéns, governador“, ironizou.
Fakes, fakes, fakes. Têm fake demais nesse Brasil.