A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu na última sexta-feira (10) a visita do deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE). Ele foi recebido pelo reitor pro tempore Julianeli Tolentino de Lima, no Gabinete da Reitoria, Campus Sede em Petrolina. O encontro teve como objetivo discutir futuras parcerias para projetos que contribuam para o desenvolvimento da Univasf e da região.
Também participaram da reunião o assessor do deputado Lucas Ramos, Eduardo Florio, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Adriano Lucena.
Entre os assuntos discutidos durante o encontro, destacam-se a ampliação da infraestrutura do Hospital Universitário (HU-Univasf), cuja gestão é feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), visando a melhorias dos serviços prestados à população, a construção do Campus Salgueiro e ações na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Lucas ainda percorreu os estúdios da TV Caatinga e da futura rádio, conheceu a equipe e assistiu alguns dos programas realizados pela web TV da Univasf.
A Universidade de Oxford na Inglaterra recebeu e continua a receber royalties pela descoberta da vacina da covid 19 em milhões de dólares e que somente esta descoberta deixa a Universidade autosuficiente para os próximos 30 anos e o excedente dos valores são destinados ao Governo Inglês. A Universidade de Oxford é autosuficiente financeiramente há 50 anos e geradora de riqueza ao povo inglês. Produziu diversos prêmios nobel em Medicina, Economia, Matemática. O Brasil tem que seguir esses exemplos de pensar a Universidade como geradora de conhecimento para a Sociedade e para o Brasil. A Missão da Universidade é produzir conhecimento que é a moeda de troca do mundo atual. Temos que pensarmos assim na autonomia da Universidade para produzir riquezas para o país.
A Universidade Federal de Minas Gerais fez um Concurso Público para Professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas. Um Professor elaborou a prova e fez o Concurso concorrendo a vaga. Resultado: foi o 1° lugar. Este caso está na justiça federal e é do conhecimento do Brasil inteiro basta qualquer brasileiro procurar que verá na internet. Então, como isso aconteceu? O Brasil precisa olhar para as suas Universidades como um bem, como um tesouro. Tem que valorizar esse bem tão precioso.