Lúcia Giesta ressalta melhoria da saúde em Petrolina e cutuca: “Pessoas com olhar político não conseguem enxergar evolução”

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2014 às 19:23

lucia giestaHabituada com críticas desde a primeira gestão do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Giesta, afirmou que os indicadores do Ministério da Saúde e de outros órgãos oficiais de governo revelam uma melhoria no setor, tanto na qualidade quanto no acesso à atenção básica e à média complexidade. A afirmação da secretária foi feita durante a apresentação das ações de sua pasta no 2° e 3° quadrimestres deste ano, na última quinta-feira (11) na Casa Plínio Amorim.

Lúcia garantiu que Petrolina tem, atualmente, a maior cobertura de atendimentos de médio e pequeno porte em todo o estado de Pernambuco. O fato, segundo ela, foi atestado por uma representante da Secretaria Estadual de Saúde, numa visita feita a ela na semana passada. A secretária também comentou a boa avaliação feita pelo estado às equipes de saúde, que tiveram notas muito acima da média, acima da média e mediana.

E destacou os dois focos de atuação de sua pasta: a ampliação da cobertura da Saúde da Família e a redução da mortalidade infantil.

Apesar de não nominar os críticos, Lúcia acredita que muitos comentários negativos em relação à saúde pública do município ainda são revestidos de fatores políticos. “Às vezes as pessoas têm um olhar mais político e não conseguem enxergar essa evolução”, disse.

Falta de medicamentos

Perguntada sobre as reclamações dos petrolinenses acerca da falta de medicamentos nos postos de saúde, Lúcia explicou que a assistência farmacêutica é tripartite. Ou seja, o Ministério da Saúde envia ao município alguns remédios exclusivos para hanseníase, tuberculose e doenças cancerígenas; Uma outra parte vem de contrapartida do estado e do município, e outros são compartilhados entre essas duas esferas.

Segundo Lúcia, a secretaria vem fazendo sua parte, mas há dois anos o governo do estado não está dando sua contrapartida (referente ao 3° quadrimestre de 2012 e aos anos de 2013 e 2014). Isso tem acontecido, frisa Lúcia, em todo o estado, e não apenas em Petrolina.

Mas a secretária revelou que a representante do governo estadual comprometeu-se em encaminhar os lotes de medicamentos referentes a este ano, o que deve amenizar os transtornos porque a secretaria municipal vem realizando com sucesso as licitações na área. “Duas licitações exitosas foram feitas nas duas últimas semanas. Os contratos estão sendo assinados com as empresas que venceram os itens e tão logo a gente os receba na secretaria, vamos fazer imediatamente a solicitação dos medicamentos para ter todas nossas farmácias supridas e atender a população”, destacou.

Sobre as críticas do vereador José Batista da Gama (PDT) de que ela seria “inacessível” e que precisava “calçar as sandálias da humildade”, Lúcia preferiu não polemizar. “Quem me conhece sabe que não sou assim. Ando pelas unidades, converso com nossos usuários, com nossos servidores. Com ou sem agenda eu recebo todos os vereadores, porque eles são os legítimos representantes do povo”, finalizou.

Lúcia Giesta ressalta melhoria da saúde em Petrolina e cutuca: “Pessoas com olhar político não conseguem enxergar evolução”

  1. cacia disse:

    A saúde tá boa não é secretaria?! não é a senhora, nem sua mãe nem seus filhos que estão ha meses ou até anos esperando um simples exame , a realidade é bem outra, me poupe!

  2. Maria Jose Oliveira disse:

    Pode não ser 100 por cento mas, certamente, você também não é atendida nos postos. Sou usuária e vejo com clareza a evolução. Agora os cegos não enxergam mesmo, ou não querem enxergar. Cobrem do estado a parte dele que está deixando de ser feita. Nota 1000 esta secretária. Parabéns pelo belo trabalho, com responsabilidade e comprometimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários