Lula cumprirá agenda amanhã em Pernambuco pela 1ª vez no atual mandato

por Carlos Britto // 21 de março de 2023 às 14:00

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cumprir nesta quarta-feira (22) uma agenda oficial – a primeira nesse seu terceiro mandato –, conforme informou a Folha de Pernambuco. Na visita, que será acompanhada pelo ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento), Lula fará o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa foi uma das marcas do Governo do PT e foi parada no Governo Bolsonaro.

O investimento da iniciativa é de R$ 500 milhões para todo o país. Na Capital, ele vai assinar uma medida provisória para viabilizar o programa. O anúncio será realizado por conta de um simbolismo. Durante o Governo Bolsonaro, o Governo de Pernambuco criou um PAA estadual. A iniciativa é fruto de uma articulação dos movimentos sociais.

Lula também deverá ter, antes, uma reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB), a portas fechadas, no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta, assuntos como o arquipélago de Fernando de Noronha e a Ferrovia Transnordestina.

Depois disso, o presidente vai para solenidade de lançamento do PAA, que terá como anfitrião o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Aliado do gestor e de Lula, o deputado estadual Sileno Guedes esbanja emplogação. “É a primeira vez que Lula volta ao estado como presidente e temos a obrigação de fazer uma grande festa para ele“, afirmou o dirigente, em entrevista publicada nesta terça-feira (21) pela Folha, ressaltando que prefeitos e outros gestores do PSB estão sendo convidados para fazer coro à alegria dos pernambucanos em receber o presidente no evento previsto para o Ginásio Geraldão, administrado pela Prefeitura do Recife, local onde Lula lançará o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Críticas a Raquel

Ainda de acordo com Sileno, a previsão da presença de Lula em almoço com a governadora Raquel Lyra (PSDB) antes da agenda no Geraldão não é sinal de deferência a uma força política que não o apoiou na campanha presidencial, mas, sim, apenas uma “questão protocolar“. Também nesta terça, em declarações dadas ao Diário de Pernambuco, o presidente do PSB lembrou que as indicações de membros do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para cargos no governo do Estado apenas reforçam o que sempre se colocou sobre o campo de militância da gestora tucana. “Como governadora, ela pode colocar nos cargos comissionados quem ela achar que deve. É uma prerrogativa dela. Agora, inegavelmente, ela começa a confirmar aquilo que sempre se colocou em relação a ela, que é um posicionamento ligado aos grupos mais conservadores do Estado“, disparou.

Lula cumprirá agenda amanhã em Pernambuco pela 1ª vez no atual mandato

  1. Antônia Rosa do nascimento disse:

    Muito bem ..esse sim é o presidente do povo brasileiro é pernambucanos 🇧🇷

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários