Lula libera debates pela Internet

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2009 às 09:43

Lula 2O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (29) a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso. Lula, porém, derrubou os artigos que restringiam os debates na internet. As novas regras passam a valer já nas próximas eleições, em 2010.

Os artigos vetados por Lula igualavam as regras para debates entre os candidatos na web às regras da televisão e rádio. O presidente decidiu que apenas as emissoras de rádio e TV, que são concessões públicas, ficam obrigadas a convidar aos debates todos os candidatos que disputam um mesmo cargo.

Lula optou por manter o trecho da lei que torna obrigatória a impressão votos em um percentual de urnas em todo o país a partir das eleições de 2014. A medida foi duramente criticada por membros do Planalto, como o ministro da defesa Nelson Jobim, que classificou a mudança como um “retrocesso”.

A impressão do voto havia sido derrubada no Senado, mas, quando o projeto voltou para a Câmara, a mudança foi retomada pelo relator do projeto na Casa, o deputado Flávio Dino (PC do B-MA). Outra medida polêmica mantida por Lula foi a possibilidade do voto em trânsito.

A mudança permitirá que o eleitor fora de seu domicílio eleitoral vote para presidente e vice-presidente em urnas instaladas exclusivamente nas capitais. Jobim chegou a lembrar que, para tornar isso possível, a Justiça Eleitoral deverá conectar as urnas em rede, o que abre espaço para a ação de hackers.

Fonte: Veja Online 

Lula libera debates pela Internet

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    A decisão presidencial foi coerente pela dificuldade em se enquadrar legalmente eventuais irregularidades nessa prática, já que 40% dos provedores que hospedam sites brasileiros estão sediados no exterior e, portanto, não são alcançados pela jurisdição nacional.
    A gente precisa suportar esse povo todinho pedido voto é necessário porque tudo que acontece em nossas vidas são frutos desses caras que as vezes não temos paciência para ouvir e acabamos escolhendo, pensando com a barriga e aí dar no que dar.
    Aumento de impostos e corrupção e vários outros tipos de desmando administrativos, financeiros e políticos. Por isso, foi um avanço.

    VALEU LULINHA PAZ E AMOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários