Às vésperas de realizar a primeira viagem oficial à China no atual mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai discutir com o presidente chinês, Xi Jiping, o investimento em novos ativos chineses no Brasil.
“Eu quero que os chineses compreendam que o investimento deles aqui será maravilhosamente bem-vindo. Mas não para comprar nossas empresas. [E sim] para construir coisas novas, que nós precisamos. O que estamos precisando não é vender os ativos que temos, é construir novos ativos. É disso que eu quero convencer os meus amigos da China”.
A declaração foi dada nesta quinta-feira (6), durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. De acordo com Lula, uma fabricante chinesa de carros elétricos vai assumir o comando da última fábrica da montadora Ford, na Bahia.
Outro ponto que o presidente quer discutir com Xi Jiping é a possibilidade de o país asiático promover um diálogo com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, pelo fim da Guerra na Ucrânia. “Nós não concordamos com a invasão da Rússia à Ucrânia. Estou convencido que tanto a Ucrânia quanto a Rússia estão esperando que alguém de fora fale: vamos sentar para conversar”, disse Lula.
“E por que eu quero sentar para conversar com o Xi Jiping? É porque eu acho que a importância econômica, militar e política da China e a relação da China com a Rússia, e até mesmo a divergência da China com os Estados Unidos dá à China um potencial extraordinário para conversar”, acrescentou.
Ucrânia
Sobre o conflito na Ucrânia, Lula destacou o posicionamento contrário e disse que quer propor a Xi Jiping a criação de um grupo de países pela paz na região. “A China tem peso, o Brasil tem peso. Eu acho que a Indonésia pode participar, a Índia pode participar. Vamos lá conversar com o Putin, vamos conversar com o [presidente da Ucrânia] Zelensky, vamos conversar com o [presidente dos Estados Unidos] Biden. Vamos tentar ver se encontramos um grupo de pessoas que não se conforme com a guerra. Não é necessário ter guerra”.
A viagem de Lula à China está marcada para a próxima terça-feira (11). O país é o maior parceiro comercial do Brasil. Entre os acordos que o presidente brasileiro vai assinar, está a formalização das transações comerciais com a China na moeda chinesa, o Renminbi, deixando de usar o dólar. (Fonte: Agência Brasil)
Na moral, investimento chinés não é investimento.
Isto nem pode ser chamado de presidente.Està acabando com a economia do Brasil.
Ele foi para China não para atrair recursos,ele foi lá para trair o país.
Deve ser para vender jumentos para eles só que daí ele não ganha mais eleição vai perder os eleitores
Dê o Brasil pra china. Ladrão!! É o quê eles querem.
Ele abre as porteiras para países COMUNISTAS, A CHINA COMUNISTA, É UMA AMEAÇA MUNDIAL. Anotem o que venho alertando já faz algum tempo
Lula cinco vezes Presidente, e se preparando pra sexta vitoria a concorrencia fica no chinelo.
Esses comentários das pessoas que acredita que a terra é plana é pra rir mesmo
Quer dinheiro de ditadura. Aliás, está continuando os passos do ex-presidente e aliando o Brasil com as duas autocracias autoritárias mundiais: Rússia e China. Isso porque foi eleito dizendo defender a democracia.
DESTRUIDOR DE VOLTA. O POVO QUE O APOIOU ESTÁ GEMENDO ARREPENDIDO. EM TERRA DE POVO CEGO, URUBU COM UM OLHO É REI
Aceita que dói menos Fabrícia, agora temos um presidente, que trabalha, e não um palhaço para o gado de plantão
kkkkkkk você entende de frango, galinha, ovo, não entende de economia… kkkkkkk
kkkkkk se não é investimento, é gasto, né? Kkkkkkk na moral….
Na verdade ele está lá para vender a Amazônia para os chinas, a exemplo do que já acontece, isto é, o que existe de alemães expulsando os camponeses da Amazônia das suas terras, é coisa de não se acreditar, e tudo com a benevolência e participação da Marina Silva, grande farsante.
O CARA tá com o pé na cova e ainda quer mais dinheiro.
Engraçado que Bolsonaro esteve na China em 2019, oferecendo ativos da Eletrobrás para os chineses. Também ofereceu uma série de generosidades aos chineses como dispensa de visto. Eu não vi a gadolândia chamar o Minto de traidor que estava vendendo o país para a China. São uns comédias mesmo.
Em outras palavras: QUER ACABAR DE VENDER O BRASIL AOS COMUNISTAS CHINESES. Só desinformado e alienado acredita em bondades nas relações desse meli@nte com a China.
DEFENSOR DA LIBERDADE e defendendo Lula e a China????? ahahahahahahahahahahahahahahahahahahah