O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira (02) um apelo aos prefeitos de todo o país para que formem cooperativas para catadores de material reciclável.
“Se um prefeito qualquer resolver tirar 200, 300 pessoas que estão na catação para colocar um empresário, o que vai acontecer? No lugar de dar salário para 300 pessoas, dá lucro apenas para uma”, disse. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele comentou a visita ao Congresso dos Catadores de Materiais Recicláveis no Brasil.
Lula garantiu, sem especificar em quanto tempo, que os catadores terão acesso a carrinhos elétricos que auxiliem no trabalho nas ruas. “Essas pessoas estão fazendo um benefício extraordinário para a sociedade porque elas catam todo tipo de material reciclável, de uma folha de papel a uma caixa de papelão, uma garrafa pet, uma bateria velha, um computador velho. O que eles perceberem que tem possibilidade de ser reciclado e ser recolocado no mercado, eles estão fazendo”, afirmou.
O presidente lembrou que o governo já enviou uma lei ao Congresso Nacional na tentativa de regulamentar a profissão dos catadores de material reciclável.
Ainda de acordo com Lula, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar, nos próximos dois anos, R$ 225 milhões para ajudar os catadores na construção de galpões de reciclagem.
Carlos Britto,boa noite.
Li este comentário no Blog do Azenha sobre a triste e deprimente matéria que o ex- FHC teve o desprazer de publicar em vários jornais do PIG. Achei excelente a historinha de jorge alan.
jorge alam (02/11/2009 – 09:29)
Nesse momento calha muito bem a publicação desse texto (desconheço o autor):
Essa história de continuismo me lembra a de um conhecido meu, metido a intelectual que se casou com uma mulher muito bonita, arretada e fogosa.
Ficou casado com ela durante oito anos e por incompetência ou impotência ou por não gostar mesmo da coisa não conseguiu fazer nenhum filho.
Segundo consta o cara era bom de “lingua” e só devia ficar torrando o saco da mulher em vários idiomas.
Até que a mulher encheu o saco, meteu o pé na bunda dele e se casou com um nordestino que tava dando mole por ali fazia tempo.
No começo o cara deu uma estranhada e a mulher também andava meio desconfiada de homem, mas depois de um tempo os dois se entrosaram e ele danou a fazer filho um atrás do outro, e vez por outra fazia quatro ou cinco moleques de uma fornada só.
Fez um monte de rebento, tudo com uma saúde danada, e agora mesmo a mulher tá grávida de mais seis.
Até já escolheram o nome da molecada: um vai chamar Pré-sal, o outro Copa do Mundo, uma menina Olimpíada, outra guria Reserva em Dólar, outra vai chamar Marolinha, outro PIB Sete e por aí vai (nordestino põe uns nomes estranhos nos filhos!).
Vão se juntar aos outros irmãos: Pagamento da Dívida, Pró-uni, Bolsa Família, PAC (esse é apelido) e outros tantos mais.
O interessante é que agora o antigo marido, que não fez porra nenhuma (literalmente) quando teve oportunidade, vive prá baixo e prá cima dizendo que essa filharada só nasceu por causa dele, que o outro não tem compentencia, que foi ele quem engravidou a gostosuda.
Dizem que esse amigo está é mesmo com choro de marido “distraido”, de marido que vendeu tudo e não botou nada em casa; de marido que guardou todo o dinheiro nos fundos e agora vive a querer infernizar a vida do novo CARA da antiga patroa.
Ele. esse meu amigo, tenta voltar para a antiga patroa, mas como ela não dá bolas, tenta fazê-la desposar o seu mais fiel escudeiro, o coisa ruim, o economista fantasma, “dono” de uma rica e decande fazenda de nome paulicéia desvairada.
Desejo que sejam bem vindas as cooperativas dos trabalhadores de materiais recicláveis e de galpões de recepção dos mesmos!
Carlos Brito, o vereador Major enfermeiro deu entrada em 04 projetos sobre reciclagem e cooperativa de catadores, os mesmos estão em tramitação na câmara e serão votados em breve. E a ideal de presidente Lula é de grande valia, pois os catadores de lixo em nossa região sofrem em lixões e nas ruas sem nenhuma proteção.
os Nº dos projetos de lei em tramitação: nº 019/09, 020/09, 021/09 e 022/09.