A mãe de uma aluna do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nosso Espaço, localizado na Vila Mocó, área central de Petrolina, entrou em contato com o Blog para reclamar da merenda oferecida na unidade. Valdiléia Santos contou que as crianças estão sendo prejudicadas, pois teria chegado apenas uma merenda “grosseira” (sem carnes, verduras e frutas) na unidade de ensino, comprometendo o horário de saída dos estudantes, que estariam sendo liberados mais cedo.
Sobre a demanda apresentada, a reportagem do Blog entrou em contado com a assessoria da Secretaria Municipal de Educação, que enviou a seguinte nota de esclarecimento:
A Secretaria de Educação, através da assessoria de imprensa e em atenção à demanda solicitada pela produção em jornalismo do veículo, informa que a distribuição de mantimentos alimentícios e carnes para merenda escolar está sendo realizada em todas as unidades de ensino do município. Sobre a oferta de frutas e verduras, a Secretaria informa que o processo de chamada pública para a contratação está sendo realizada, pois, como determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a compra deve ser feita através de fornecedores da agricultura familiar. Em poucos dias, todas as unidades estarão recebendo estes gêneros.
Mesmo com essa ressalva, a Secretaria, por meio de sua nutricionista, está orientando o cardápio das gestoras para que seja cumprindo as determinações nutricionais para a merenda dos alunos e informou aos gestores das unidades que comunique com antecedência ao setor responsável as possíveis lacunas na dispensa para que logo seja suprido. Sobre a liberação em horário diferente, a gestão está apurado junto a tutoria, mas salienta que essa não é a prática que deve ser adotada nas escolas.
Ascom/Secretaria de Educação de Petrolina
(foto/Ilustração)
Na escola e creche das pedrinhas não está tendo aula por falta merenda qual é a desculpa da secretária agora
Esse povo tem desculpa pra tudo,mais tem velho ditado que se diz” explica mais não justifica”pois o dinheiro da merenda escolar é sagrado,todo mês esta na conta