Um grupo de mães do Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina está chamando a atenção da sociedade para um sério problema. O relato foi feito ao Blog pela representante da entidade, Jemima Lopes. Segundo ela, seu filho Lorenzo Gabriel, um bebê de apenas três meses de vida, precisa passar por um procedimento cirúrgico (denominado laringotraqueoplastia), após ter dado entrada na unidade, no último dia 8 de junho, com diagnóstico de bronquiolite.
Jemima informou que seu filho foi intubado três vezes e, devido a isso, precisa passar pela cirurgia. “Ele está com uma estenose de 75%, a cirurgia precisa ser feita o mais rápido possível”, contou.
O problema, agora, é a questão de insumos, uma vez que em Petrolina não há o material para o procedimento. “Tem o profissional, mas não temos o material necessário”, afirmou. Jemima revelou ainda que de 10 a 20 crianças aguardam a mesma cirurgia. “As regulações demoram muito para sair e elas ficam aqui, correndo o risco de ter um quadro mais grave”, alertou. A reportagem tentará um contato com as autoridades competentes.
Sai mais barato trazer o material na quantidade ideal do que levar essa quantidade de crianças para outro lugar.
Secretaria de Saúde do município e do Estado se liguem na missão!
Cadê o tal hospital da criança e do adolescente que o galeguinho criou?