Ao tentar matricular sua filha de seis anos numa escola municipal de Petrolina, na manhã desta terça-feira (6), a comunitária Edileide Novais mostrou-se surpresa com a justificativa da Secretaria Municipal de Educação. Ela garante que, se preciso for, acionará a justiça para garantir o direito da filha. Confiram:
Venho através do seu blog mostrar minha indignação sobre uma escola municipal. Na manhã de hoje fui fazer a matrícula da minha filha, que irá completar 6 anos em 14 de abril, pensando que iria matricular ela no 1º ano do fundamental.
Elas não aceitaram dizendo que ela teria que ser matriculada no Pré 2. Mas eu falei e levei uma declaração comprovando que ela conclui o Pré 2 na creche. Por causa de 14 dias de diferença ela não pôde entrar no 1° ano, mas sei que tem uma lei que fala que as crianças que completam seis anos em abril têm, sim, o direito de ser matriculadas no 1° ano do ensino fundamental.
E esse direito foi garantido em uma sexta feira, 23 de dezembro de 2011 (foto). Essa lei está na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes Básicas da educação.
Não vou deixar minha filha se atrasar nos estudos por causa de uma regra feita pela Secretaria da Educação. Isso é um absurdo. Uma criança com seis anos ter que retornar a mesma série que já concluiu.
Estão impedindo de matricular minha filha no 1º ano porque ela só vai completar seis anos no começo de abril. Nem que eu tenha que colocar na justiça. Minha filha vai ter, sim, o direito que ela tem assegurado na LDB.
Edileide Novais/Comunitária
Mãe, se avexe não!
Você não está atrasando sua filha. Colocar a criança na idade cronológica e maturacional certa é mais importante.
Não foi por maldade ou incompetência que esta lei foi criada; foi por profundo respeito ao desenvolvimento das crianças.
Acredite: o que você imagina ser um atraso agora, será um grande benefício para o futuro.
PS: o blog não pode divulgar um “desabafo apaixonado” de uma mãe. A Secretaria de Educação está cumprindo a legislação.
Você não é a única. Conheço gente que também tem filha completando em abril, até antes da sua, sabe desde o ano passado que não vai poder matricular no primeiro ano. Se for a lei, esta você já perdeu, infeliz,mente. Também acho um absurdo, mas eles não abrem mão. Se você conseguir vai ter muita gente correndo atrás também.
Passei pela mesma situação que você, então fui ao Ministério Público, peguei uma cópia da liminar que garantia esse direito, levei à escola e matriculei meu filho que acompanhou numa boa a turma e hoje é um dos melhores da turma.
E atrasar sim, são eles mesmo que dizem que a criança tem que estar alfabetizada, aos 7 anos, eu tenho um filho que fez o 1 ano com seis anos com minha filha não quero que seja diferente,portanto hoje meu filho com 12 anos ja estar no 7 ano.e outra coisa se eu deixasse minha filha fora da escola, aprimeira coisa que iriam fazer comigo era me denunciar ao concelho tutelar e ao juizado de menores, vou sim conseguir colocar minha filha,entrei com uma ação na justiça e vou falar com o Juiz Dr. Marcos Barcelar, pessoalmente,vou lutar com unhas e dente.
Um pai foi ate a justiça e consegui,ele foi la com uma ordem judicial e um oficial de justiça e fez a matricula.
Edileide to contigo sim, minha filha teve que estudar o mesmo ano, ou seja repetir o que ja tinha estudado no ano anterior porque simplesmente, o pre onde meus filhos estudavam avaliavam por letras e não por números, mesmo estando na declaração que minha filha estava apta a cursar o primeiro ano, Depois de muita conversa vieram om essa IDIOTICE DE IDADE, minha filha faz aniversario dia 09/06 ela também não podia por conta da idade…..”RESOLUÇÃO” HOJE MINHA FILHA ainda vai completar 16 anos em junho e esta no primeiro ano no Ensino Médio, sem nunca ter repetido um ano, e fica sem graça porque sempre vem a pergunta ate de alguns professores, por ser a aluna mais velha da turma sem nunca ter repetido. onde a maioria dos outros alunos um ano mais novo…. TEM UMAS LEIS QUE REALMENTE É UMA PORCARIA……….. VIVE MUDANDO…..E O QUE PRECISA SER MUDADO FICA NA MESMA MERDA….. FALEI PRONTO
**SENTINDO INDIGNADA…..
Edneide, obrigada pelo seu apoio,estou lutando pra que não aconteça o mesmo coma minha filha, amanha irei pessoalmente falar com a juiza da vara da infancia de Petrolina e com fe no meu bom Deus vou sair de lar com uma ordem judicial para que eu consiga matricular ela na serie ideal para a idade dela.