Mães atípicas de alunos reconhecem esforço da rede municipal de Petrolina

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2025 às 19:40

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SEDUCE

Mais de 4 mil estudantes com deficiência foram beneficiados em 2024 por meio de políticas transformadoras da educação municipal de Petrolina. As iniciativas incluem desde a contratação de profissionais especializados, formação continuada de professores e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI), a adaptações curriculares. A rede atende alunos com diversas especificidades, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva e visual, síndrome de Down, paralisia cerebral, múltiplas deficiências, entre outras, reforçando seu compromisso com a inclusão e a equidade na educação.

 O esforço conjunto da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), juntamente com gestores, educadores e profissionais especializados, tem gerado resultados transformadores. Um exemplo inspirador é a história de Danielly Farias, mãe de Maria Fernanda, que tem TEA e estuda na Escola em Tempo Integral Lívia Cléa, localizada no bairro Antônio Cassimiro.

Danielly relata com emoção a sua experiência. “É inspirador ver o empenho em proporcionar educação de qualidade. Sou muito grata, pois minha filha tem TEA e está vivendo uma experiência maravilhosa na escola. Em pouco tempo, ela já começou a ler! Agradeço aos profissionais envolvidos nesse trabalho transformador, que faz a diferença na vida de tantas famílias. Estou muito satisfeita com o apoio e a inclusão que minha filha tem recebido“, afirmou Danielly.

As ações da prefeitura incluem também projetos voltados para alunos com deficiência, como as salas de recursos multifuncionais, equipadas com materiais pedagógicos e de acessibilidade para apoiar o desenvolvimento dos estudantes. Esses espaços complementam o aprendizado nas aulas regulares, oferecendo atendimento educacional especializado. Além disso, o município também promove o atendimento domiciliar para alunos que necessitam e não têm condições de frequentar a escola, adaptando metodologias e recursos para garantir inclusão e aprendizagem no ambiente familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários