O serviço de traqueostomia do Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina vem sendo criticado por algumas mães da unidade médica. Em contato com este Blog, uma delas relatou o problema.
Segundo essa mãe, até dois anos atrás as trocas da traqueostomia eram realizadas no dia da marcação do procedimento, que é rápido e o paciente ia logo para casa, sem nenhuma intercorrência. Ela conta que, agora, o protocolou foi alterado.
Mãe de uma criança especial que faz uso da traqueostomia, ela diz que o internamento está acontecendo um dia antes, às 18h, para o procedimento somente na manhã do dia seguinte. Nesse ínterim, ela tomou conhecimento das reclamações de outras mães acerca da falta de condicionador de ar, que causa um calor na sala onde ficam. Sem contar o risco de contaminação que as crianças estão submetidas diante desse cenário.
Ela destacou também ter entrado em contato com a Coordenação do HDM/Ismep, junto a outras mães. Porém, o Hospital teria alegado que não poderia fazer nada a esse respeito. A reportagem acionou a assessoria de comunicação do HDM/Ismep sobre a denúncia e aguarda um posicionamento.