O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, anunciou durante o VII Encontro Nacional da ASA (Articulação no Semiárido), evento que está sendo realizado em Juazeiro até amanhã, investimento federal de R$ 60 milhões para a construção de mais 30 mil cisternas. A ASA comemora, no encontro, 10 anos de iniciativas pelo desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro.
Já o governo da Bahia, representado pela superintendente de inclusão e assistência alimentar da secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Ana Torquato, anunciou um investimento estadual de mais R$ 20 milhões, em 2010, para a construção de cisternas.
Para o coordenador da ASA, José Aldo dos Santos, as famílias do semiárido serão as maiores beneficiadas. “Chegar no EconASA e ter o anúncio de um novo termo de parceria em que o P1MC (Programa um milhão de cisternas) volta com a perspectiva de ter mais de 30 mil cisternas construídas, significa que as famílias do semiárido, que hoje não têm água, terão a possibilidade de melhorar a qualidade de vida com água potável”, ressalta.