Referência em atendimentos de urgência e emergência clínicas e cirúrgicas o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ – Gestão Imip) realizou mais de 100 mil procedimentos no ano de 2014.
Seguindo o protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco, os atendimentos realizados no HRJ são realizados priorizando os casos mais graves. A Classificação de Risco consiste na identificação científica do doente de acordo com critérios clínicos para determinar em que ordem o paciente será atendido.
De acordo com a gravidade, os pacientes são classificados com as cores Vermelha (Risco Altíssimo, Intervenção médica Imediata), Amarelo (Urgência, demanda atendimento rápido), Verde (Menor urgência, pode aguardar atendimento) e Azul (Não urgência, o paciente pode ser atendido em Unidades Básicas de Saúde). Durante o ano passado a emergência do HRJ atendeu 38.300 pacientes. Disponibilizando enfermarias nos setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Vascular e Queimados, a unidade internou 2.156 pacientes. As cirurgias de emergência somaram 1.592 procedimentos e as eletivas 3.098.
O setor Bioimagem do Hospital Regional de Juazeiro oferece a realização de exames como Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia, Tomografia, Raio-X, Espirometria que totalizaram 37.179 procedimentos. De janeiro a novembro, foram realizadas 30.333 atendimentos ambulatoriais nas especialidades de: cirurgia geral, vascular, plástica, proctológicas e urológica, além de atendimentos em neurologia, hematologia, cardiologia, gastroenterologia, infectologia, endocrinologia, pneumologia e realização de eletrocardiogramas.
O Hospital Regional de Juazeiro atua ofertando serviços de assistência à saúde a Rede Pernambuco – Bahia (PEBA), que abrange 53 municípios, cerca de um milhão e 800 mil habitantes. (foto/divulgação)