Mais de 30 trabalhadores de uma construtora em Petrolina foram internados na tarde de ontem (28), no Hospital de Urgências e Traumas (HUT), com suspeita de intoxicação alimentar. A chegada dos pacientes lotou a emergência da unidade de saúde. Todos foram levados até o hospital por dois ônibus da empresa.
A maioria dos trabalhadores sentia dores abdominais, vômito, diarreia, febre e desidratação. Um dos funcionários contou que os sintomas começaram a aparecer na manhã da terça-feira. “Sentimos muitas dores abdominais, dores na cabeça e uma diarreia intensa. Acho que foi alguma coisa estragada que comemos ou a água servida no alojamento, que tinha o gosto muito forte”, disse.
Um dos médicos que prestou atendimento aos pacientes, Ricardo Acioly, informou que os trabalhadores passaram por exames de hemograma e foram medicados. “Após a medicação, eles permaneceram por algumas horas no hospital, em observação. No final da tarde constatamos que a intoxicação não evoluiu para infecção, por isso todos receberam alta”, explicou.
A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUT, Maria José Roberto Nunes, explicou que o fato foi informado a Vigilância Sanitária do município e ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para que o caso seja investigado. As informações foram repassadas ao Blog pela assessoria do HUT.