Autora da proposta da audiência pública de ontem (24), na Casa Plínio Amorim, que debateu um projeto de lei do Executivo Municipal instituindo o programa de concessão de bolsas integrais a estudantes da rede municipal de Petrolina que já concluíram o Ensino Médio e querem ingressar na universidade (o PROENEM), a vereadora Maria Elena (PSB), considerou a discussão proveitosa.
Ela disse que pelo fato de ser um projeto complexo, de 15 artigos, era necessário ouvir a classe estudantil, que foi representada no debate pela União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp), e por alguns donos de cursinhos. Para Maria Elena, a contribuição dada pelas duas categorias “foi significativa”.
Segundo a vereadora, apesar de a prefeitura abrir mão de 60% dos impostos recolhidos pelos cursinhos ao município, em contrapartida para a concessão das bolsas, ela afirma que o critério imposto pela lei para beneficiar estudantes cuja renda familiar per capita não ultrapasse um salário mínimo (R$ 880,00) ainda pode deixar muitos deles sem a bolsa.
A representante da Uesp, Camila Roque, acredita nisso também. Para a líder estudantil, apesar de ser uma boa proposta, o Executivo precisaria criar mecanismos para abranger um número maior de estudantes que não têm nem oportunidade, nem condição financeira para pagar um cursinho preparatório para o Enem.
A vereadora Maria Helena tenta aparecer com um projeto de Júlio Lóssio que vai beneficiar muitos estudantes de Petrolina. É muita cara de pau da vereadora !!! Os estudantes sabem que o projeto não pertence a ela. A comunidade estudantil sabe disso vereadora !!!! No mínimo a Prefeitura como autora do projeto deveria ser convidada. Ficou muito feio !!!! Isso é puro oportunismo e no mínimo deselegante !!!! A comunidade estudantil não é besta !!!!
Deselegância, ignorância e ambição política estão no DNA dessa vereadora. Foram com estas armas que chegou ao Parlamento Municipal.