Integrante da base governista, a vereadora Maria Elena (UB) já justificou que não estará na sessão plenária desta quinta-feira (13) na Câmara de Petrolina. Mas a ausência dela tem um motivo justo.
Maria Elena está no Recife (PE), onde começou a cumprir nesta quarta (12) uma agenda administrativa junto ao Governo de Pernambuco. A vereadora vai bater à porta de várias secretarias, levando demandas da Capital do São Francisco.
“A cada governo novo, essa vereadora faz uma caminhava ostensiva no Recife, principalmente quando é governo que a gente tem espaço. E suponho, pelo comprometimento do nosso grupo político no segundo turno, com a nossa governadora, vou lá fazer cobranças”, destacou.
Elena frisou que, há um mês, esteve na capital pernambucana e se reuniu com 11 secretárias em um seminário sobre políticas para mulheres. “A secretária de Educação, inclusive, pediu que eu voltasse”, revelou. Acompanha Elena nesse agenda o vereador de Paulista, Antonio Camelo, e o deputado estadual Antonio Coelho (UB). Nesse mesmo ritmo, a vereadora conseguiu, após um encontro no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em 2013, trazer para o município, um ano depois, a Vara da Violência Doméstica foi implantada em Petrolina.
Processos
A vereadora disse que, dessa vez, também voltará ao TJPE – agora para pedir ao desembargador Luís Barros por todos os processos de seguros das casas do antigo sistema habitacional, “que dormem em berço esplêndido” no Tribunal. “Esse é um direito legítimo de todas as mutuárias e mutuários do sistema”, pontuou.
Além desse compromisso, ela se encontrará com a secretária da Mulher para que esta leve à governadora Raquel Lyra a necessidade de fazer com que o plantão 24 horas da Delegacia da Mulher seja oficializado, porque até o momento está no formato de plantão extra, o que significa que a qualquer momento haja um retrocesso. Elena também estará na Secretaria de Aquicultura e Recursos Hídricos, para pressionar pela retomada dos serviços de pavimentação da PE-638, que liga o ‘Burrinho’ à BR-428.
Por fim, a vereadora estará com a secretária de Educação, a qual pretende levar a Lei Maria da Penha às escolas estaduais. No mês passado, Elena lhe revelou que Petrolina já tem essa lei implantada, mas a ideia é de fazer um relançamento no município com a cartilha atualizada. Ela disse ainda que pretende agendar uma reunião com a secretária de Saúde sobre a construção de uma maternidade, mas esse encontro não está confirmado. Elena pediu aos colegas que lhes entreguem seus requerimentos no intuito de reforçar esses pedidos.
O máximo que o governo estadual vai oferecer para Petrolina será chapéu de palha, bolsa miséria e turma do fom fom.