A Maternidade de Juazeiro realizou durante quase toda a semana um curso de capacitação para pessoas voluntárias que se oferecem para dar apoio físico e emocional aos familiares e às mulheres que buscam assistência quando vão dar à luz, especialmente as desacompanhadas. Segundo nota da assessoria, a unidade foi a primeira do interior da Bahia a introduzir este modelo de assistência ao parto humanizado e ao nascimento.
O curso faz parte do projeto “Doulas Comunitárias”, no qual os voluntários capacitados deverão dar apoio às gestantes na assistência ao parto. No atendimento, as mães deverão ser submetidas a massagens de relaxamento usadas para transmitir tranquilidade à paciente visando à qualidade do parto.
Desde agosto de 2010 é realizado um trabalho humanizado para as mulheres e bebês da cidade e de 35 municípios circunvizinhos situados na região de Pernambuco e Bahia. O projeto deve fortalecer o modelo de atenção ao parto e ao nascimento preconizado pelo Ministério da Saúde, através da Rede Cegonha. (foto/divulgação)