O município de Juazeiro foi contemplado, dentro do programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, com um curso de Medicina, conforme edital do Ministério da Educação (MEC), de 22 de outubro de 2013. O anúncio foi feito oficialmente pelos Ministérios da Saúde e MEC.
Ainda não foi divulgado, no entanto, o prazo para início das aulas, mas o MEC comprometeu-se em publicar brevemente o edital para seleção pública das instituições que instalarão o curso na cidade.
“É mais uma conquista histórica para nossa cidade, que faz parte do esforço da prefeitura e do deputado Daniel Almeida”, disse o secretário da Saúde, Cássio Garcia (foto). O objetivo do governo federal é implantar 39 faculdades de Medicina no país, sendo seis na Bahia. Na região Norte, apenas Juazeiro preencheu as condições necessárias para instalação da faculdade.
Ainda segundo o secretário, o curso vai permitir que os profissionais permaneçam no município e região. “Como um dos principais problemas no Brasil é a falta de médicos em postos de saúde, o enfoque dos estudos será a Atenção Básica“, declarou Garcia. Em maio deste ano, o município recebeu a visita de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do MEC, para avaliar a implantação do curso de graduação em Medicina através de instituição de educação superior privada. Juazeiro foi um dos municípios aprovados na pré-seleção.
Critérios
O MEC analisou rigorosamente vários critérios, entre eles o número de leitos disponíveis pelo SUS (mínimo 250); a existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro; adesão do município no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ); existência de hospital com mais de cem leitos exclusivos para o curso; além da avaliação da estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município.
Além do curso de Medicina, novas vagas de residência médica para especialistas futuramente serão abertas. “Com esta possibilidade, Juazeiro vai fixar mais profissionais na cidade, ampliando o mercado e a vinda de novos serviços, além de aumentar o acesso aos atendimentos para a população“, concluiu Garcia. As informações são da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. (Foto/divulgação)
Rum! em Juazeiro. Eu quero e ver para crer.
BUTAR UM CURSO DE MEDICINA EM JUAZERO É O MERMO QUE DA PEROLA DE CUMER PROS PORCO!
QUEM JA SE VIU ?
EM JUAZERO TEM QUE TER CURSO É DE CORDERO DE BLOCO DE CARNAVAL, CURSO DE PILOTO DE TRIO ELETRICO E CURSO DE MUNTAR NO BOI JA QUE O PREFEITO É VAQUERO.
Butar ou muntar é o mermo que cumer a necessidade de voltar a escola. Sai fora gralha analfabeta.
Verlania, o Ministério da Saúde aprovou o curso porque a cidade tem o suporte necessário para atender. Na verdade, já deveria ter aberto essa faculdade a um bom tempo, pois a região de Juazeiro precisa, até por questões de crescimento econômico.
dá-lhe Verlania é so deboche.
Eita criatura demente!!!