Médico que implantou serviço de cirurgia cardíaca em Petrolina é homenageado pela Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 07 de julho de 2013 às 17:28

[slider id=”dr-luiz-gonzaga-titulo”]

Familiares, amigos e autoridades prestigiaram na noite da última sexta-feira (5), na Casa Plínio Amorim, à entrega do título de Cidadão Petrolinense ao médico e pesquisador Luiz Gonzaga Granja Filho. A honraria foi concedida através de decreto legislativo dos vereadores Zenildo do Alto do Cocar e Maria Elena.

O prefeito Júlio Lóssio (que também é médico), fez questão de cumprimentar o homenageado. Muitos conterrâneos de Luiz Gonzaga Filho – que nasceu em Parnamirim, no Araripe, mas cresceu em Belém do São Francisco, onde também tem muitos representantes da família – compareceram à cerimônia.

Ao Blog, momentos antes da entrega do título, o homenageado disse considerar “um sonho” receber o título de uma cidade que sempre teve como a “Meca, a Capital do Sertão”. O reconhecimento a Luiz Gonzaga não é à toa. Após concluir seu curso de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, e se consolidar como profissional renomado na área, ele foi em busca de outro sonho.

Depois de várias reuniões com representantes da classe médica e com o prefeito da época, Fernando Bezerra Coelho, Luiz Gonzaga conseguiu implantar, há cerca de 10 anos, o serviço de cirurgia cardíaca (cardiovascular e torácica) e de cardiologia intervencionista. Para isso montou uma empresa junto com outros sócios – o professor titular de Cardiologia da UFPE, Edgar Vitor, o filho dele e Bedson Lopes (o qual recentemente também recebeu título de Cidadão Petrolinense).

Mas Luiz Gonzaga não parou por aí. Reconhecido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual como o brasileiro com maior número de patentes, ele contou estar desenvolvendo na cidade de Boston (EUA), juntamente com o professor cearense José Luiz Figueiredo – que há 12 anos atua na Universidade de Harvard, uma das mais conhecidas no mundo – um projeto que beneficiará Petrolina no setor.

A patente, segundo ele, relaciona-se a produtos para aplicação médica de grande repercussão. “Como são caras e difíceis, a maioria das minhas patentes ainda está pendente. Mas duas empresas multinacionais já demonstraram interesse nesse projeto que estamos desenvolvendo em Boston, que é um dos mais importantes que tenho em mente para transformar Petrolina num grande centro de pesquisa”, ressaltou.

Elogios

Um dos autores do decreto que concedeu o título, ao lado da vereadora Maria Elena, Zenildo do Alto do Cocar não poupou elogios ao trabalho de Luiz Gonzaga a Petrolina. “Ele foi um grande visionário e não poderíamos deixar de demonstrar nossa gratidão”.

Já Dr.Pérsio Antunes, que cursou Medicina no Recife na mesma época que o homenageado, destacou a importância do serviço implantado pelo médico sertanejo na cidade. “Quantas e quantas pessoas não morriam por uma cardiopatia, sem condições de fazer um tratamento numa capital?”, reforçou.

Médico que implantou serviço de cirurgia cardíaca em Petrolina é homenageado pela Casa Plínio Amorim

  1. Honorina disse:

    O nome do medico é DR.BEDSON LOPES

  2. Suelânia disse:

    Homenagem merecida a esse sertanejo, que brilhantemente espalha seus conhecimentos para o Brasil e o mundo. Sempre dando o exemplo que mais que um cientista que tem sede insaciável na busca do aprender,existe um ser humano disposto a compartilhar e acolher,principalmente aos seus. Em todas as ocasiões que foram necessárias foi mais que um médico no exercício do seu oficio, e sim amigo, um membro da família ao qual se refere com tanto respeito e orgulho. LUIZ GONZAGA nós da família Granja é que nos orgulhamos e agradecemos por tudo que tem feito em prol da ciência, e mais ainda pela simplicidade com que eleva as suas origens. PARABÉNS!!!!

  3. ANA SANTOS disse:

    tem filhos de petrolina que tambem cursou mediceina numca recebeu homenagem os forasteiros tomaram de conta da cidade e so da eles esquecem das cidades atrazadas dos buracos e lixo onde nasceram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários