Vários médicos de Petrolina estão desde ontem (14) na expectativa de conseguirem se inscrever no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do governo federal. As inscrições começariam ainda na terça, foram adiadas para esta quarta-feira (15) e depois suspensas devido a problemas técnicos no portal.
Depois de várias tentativas em vão, a médica Camila Barreto se diz insatisfeita com a atenção dispensada pelo governo aos médicos brasileiros. “O Ministério da Saúde incentiva a contratação de profissionais estrangeiros e burocratiza cada vez mais a entrada de médicos brasileiros na rede pública de saúde”, critica.
As inscrições seriam feitas pelo próprio site do programa. Os participantes do Provab cursarão a especialização em Saúde da Família por 12 meses. O curso conta com atividades práticas na Atenção Básica sob supervisão das universidades e acompanhamento dos gestores locais. Os profissionais contratados deverão iniciar suas atividades nos municípios no próximo dia 6 de março.
Está mais que comprovado que este desgoverno não quer dar emprego aos brasileiros não é só agora no PROVAB que estão colocando dificuldades mãs aconteceu com os médicos brasileiros no programa maus médicos também.