Médicos cardiologistas de toda a região estão engajados numa campanha que busca implantar um Hospital Público de Cardiologia do Vale do São Francisco. O objetivo é ter um serviço de referência que atenda os pacientes de toda a Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), que engloba mais de 50 municípios.
Para reforçar o apelo, os profissionais da área criaram um abaixo-assinado que pretende ser encaminhado às Assembleias Legislativas de Pernambuco (Alepe) e da Bahia (ALBA), além dos gabinetes da governadora Raquel Lyra e do governador Jerônimo Rodrigues (Veja o abaixo-assinado aqui).
A justificativa diz o seguinte: “As doenças cardiovasculares na região superaram as chamadas causas externas (acidentes, agressões, suicídios etc) em mais de 35%; também superam os óbitos por neoplasias em 200%, segundo dados do DATASUS. Tudo isso sem mencionar as pessoas que sobrevivem e ficam com sequelas como a insuficiência cardíaca. Tudo isso onera a previdência e sobrecarrega outros serviços essenciais”.
De acordo com os cardiologistas, toda essa distância para os grandes centros de saúde – como o Recife, por exemplo – faz com que muitas vidas, que poderiam ser salvas, sejam perdidas. “Diante do exposto, fica claro a necessidade de um serviço assim em uma região tão sobrecarregada do ponto de vista do sistema de saúde. Por isso, pedimos a sua assinatura em busca de visibilidade para que esse projeto possa ser colocado em prática pelas secretarias de saúde dos Estados. Ajude a trazer um Complexo hospitalar do coração para a Região do Vale do São Francisco!”, convoca o abaixo-assinado.
Pauta antiga
Essa pauta vem sendo levantada há algum tempo. Os cardiologistas estao certíssimos em reivindicar a obra, que é importante demais para toda a região. A demanda já havido citada na ultima campanha eleitoral pelo médico Lucas Novaes, o qual foi candidato a deputado federal por Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco.
Sobrescrevi o abaixo-assinado mas não acredito que algo venha do governo estadual. Governador em Pernambuco é um prefeito de luxo da capital, pouco ajuda os outros 184 municípios!
Tem que engajar os Políticos de Petrolina e Juazeiro, a vida não é asfalto. Um hospital talvez não dê votos a eles, mas têm obrigação de atender a demanda da população, para isso são eleitos e pagos.
Maria, deputado estadual não tem todo esse poder, apesar de muitos dizerem que vai fazer para ganhar voto, já que quem tem a caneta é o executivo. Como a média e a alta complexidade é atribuída ao governo estadual, essa demanda, que é justa, deve ser, principalmente, direcionada aos governadores de Pernambuco e da Bahia. Mas a cobrança aos deputados é válida, ninguém deve ficar de fora, incluindo a igreja, a imprensa e os eleitores l.
Uma necessidade urgente!!!
Preservar a vida não tem preço
Bora cambada de politicos engajamento agora!