Com a proposta de coibir a prática de furtos, roubos e outras ações criminosas em áreas de condomínios e estabelecimentos comerciais, o 5º Batalhão da Polícia Militar implanta em Petrolina o projeto De olho na rua. Executado em outras regiões de Pernambuco, a idéia consiste na criação de um canal direto entre polícia e representantes de condomínios e seguranças de instituições, através da utilização de rádios. Os selecionados para participar da iniciativa recebem capacitação e treinamento.
“Já disponibilizamos uma viatura para atender a essas chamadas. Vale salientar que não é qualquer pessoa que faz parte do projeto, tem todo um processo de seleção e treinamento. Estas pessoas são orientadas a observar a prática de delitos na área em que atuam e, a partir disso, entrar em contato com a polícia através de um aparelho de rádio-escuta. Uma vez acionado, o batalhão vai dar prioridade no atendimento a essas chamadas, porque saberemos a origem delas, saberemos que não se trata de um trote e isso, sem dúvida, agiliza a ação policial”, frisa o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente coronel Carlos Pereira.
Em Petrolina, já existem 22 pontos cadastrados, com pessoal capacitado. A meta é chegar a pelo menos cem estabelecimentos monitorados. “O projeto está pronto, implantado e sendo testado”, destaca Carlos Pereira. De acordo com o comandante, o lançamento oficial em Petrolina depende apenas da agenda do secretário de Defesa Social e do representante do Sindicato de Habitação.