Representantes da saúde pública de Petrolina participaram ontem (24) da 12ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano teve o tema ‘Petrolina defendendo o SUS, o Controle Social, a Democracia e o Direito de todos – Rumo a um Novo Horizonte’. O evento, ocorrido no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, abordou propostas de melhorias das políticas para o segmento e reuniu cerca de 200 pessoas. O prefeito Simão Durando prestigiou o encontro.
Organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal, a conferência contou com uma mesa de abertura, onde foi feita a leitura do regimento da conferência. Em seguida os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir os seguintes assuntos: Fortalecer a Atenção Primária como Ordenadora do Cuidado e as Redes de Atenção à Saúde, assegurando o Acesso Regionalizado; Fortalecer o desenvolvimento das ações estratégicas de Vigilância em Saúde; Fortalecer o Controle Social e a Renovação dos Processos de Governança, Gestão Estratégica e Participativa da Saúde; e Garantir a ampliação adequada dos investimentos no SUS, assegurando as ações de Promoção, Proteção e Reabilitação com aumento do Acesso de forma Regionalizada.
Após sugeridas, as propostas foram debatidas, votadas e aprovadas para serem levadas à Conferência Regional de Saúde. O momento final do evento contou com a eleição dos delegados que vão participar da edição macro e estadual. Na ocasião, a diretora de política sindical do Sindsemp, Ruth Viviane, foi eleita uma das delegadas da saúde, no segmento trabalhador. Ela compõe um quadro de cinco delegados do eixo dos profissionais de saúde, somado com mais cinco delegados da gestão.
Também foram eleitos 10 representantes dos usuários do SUS. Todos os candidatos foram selecionados como os mais votados da conferência e vão atuar representando os profissionais de saúde e usuários nas próximas edições do evento.
Esperando pra vir se os exames que estão a espera para realização há um ano aparecem. Deus queira!