Membro da pastoral carcerária manda carta a bispos sobre prisão de padre acusado de pedofilia

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2009 às 12:21

Recebemos uma carta de um membro da pastoral carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife, endereçada aos bispos do estado . Em seu conteúd,o todo sentimento e aflição. Leiam:

Exmos. Revmos.
Senhores Bispos : Dom, Filippos Santoro . Dom Aldo De Cillos Pagotto; Dom, Paulo Cardoso; Dom José Cardoso;Dom,Genival Saraiva.
Paz e Bem !

Movido pelos sentimentos de misericórdia, compaixão; perdão, amor fraterno;fé, e esperança, eu, LENÍLSON FREITAS, membro da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife,por meio deste, me solidarizo com toda Igreja,nesse momento de dor e de turbulência, diante da prisão de nosso irmão padre JOSEAN DANTAS ROLIM, que foi preso em flagrante delito na noite do dia 05/08/2009, na rodoviária dessa capital pernambucana, acusado de ferir o código penal brasileiro infligindo os artigos 306 e 214.

Eu e o padre Wilmar Gama-omi, coordenador da PCr.PE, passamos o dia de hoje (06-08-09),assistindo ao nosso irmão padre Rolim,(conversamos com ELE, por mais de uma vez ),que está preso em uma unidade prisional( COTEL), que tem capacidade para 425 pessoas e sua população carcerária atual é de 2.137 presos .E na prisão a presença de cada uma de nós, da PCr, não é uma presença pessoal e sim a presença da Igreja de Cristo, comprometida com a Missão Profética de Jesus de Nazaré de incluir aqueles que são, ou que se excluem da Sociedade.

A nossa presença é a do Bom Pastor, que vai buscar a ovelha desgarrada, é a presença do samaritano, e também somos a presença dos Senhores Pastores (Bispos), que receberam a missão de educar, guiar, iluminar e cuidar bem de nós que somos o vosso rebanho.

O padre foi algemado, dormiu no chão, sem colchão, sem lençóis juntamente com outros presos. O Pe.Wilmar comprou colchonete,material de higiene pessoal, cobertor e no final da tarde levamos para ELE. No início da noite os advogados Dr. Ernesto Cavalcante e Dr. Cesar Monteiro, advogados da CNBB.NE/PE, deram início aos seus trabalhos como advogados, eu estava com eles no presídio. E estamos em sintonia e comunhão com o Pe. Alberico Sec. Executivo da CNBB-NE.

O padre Rolim apresenta um aspecto de pessoa perturbada mentalmente, é soro positivo, e nós da PCr, que conhecemos muito bem a realidade do submundo do cárcere e esse tipo de distúrbio e delito, pois muitas pessoas quando presas se suicidam dentro da cela, essa preocupação também é do Diretor e da equipe de segurança da unidade, por isso creio que nas orações particulares e coletivas. Os senhores irão interceder ao Pai, para que o Pe. Rolim supere esse momento.

Para nós da PCr, é um momento de muita tristeza e um novo desafio no campo da evangelização no cárcere, pois jamais esperávamos vivenciar essa realidade crucial de ver um padre na prisão, com delito tão grave, que a sociedade não perdoa, e também muitos dos católico. Espero que esse triste acontecimento sirva de reflexão e contribua para cuidarmos mais e mais da nossa saúde do corpo e da alma e, de modo especial, dos leigos-seminaristas e padres que apresentem desvio de comportamento ou de conduta.

Queridos e amados Pastores, na esperança de que o padre Rolim vai deixar o cárcere e se submeter a tratamento necessário, que o ajude a curar os males do corpo e da alma, peço-vos as vossa bênçãos para todos nós da PCr e de modo especial para os presos, seus familiares e sobre tudo as suas vítimas e também seus familiares e que nós, como cristãos, tenhamos sempre as atitudes de misericórdia, compaixão, perdão, amor fraterno, fé , e esperança, a exemplo de Jesus de Nazaré.

At. Lenílson Freitas. Membro da PCr.Recife e Coordenador da PCr.NE2

lbf1710@yahoo.com.br ; lbf1710@hotmail.com ; lbf1710@bol.com.b

Membro da pastoral carcerária manda carta a bispos sobre prisão de padre acusado de pedofilia

  1. URUBU ALBINO disse:

    Todos os humanos merecem uma segunda chance, mas não antes de ser apurado o caso. Ele está com AIDS, sua sentença já está confirmada. Deus tenha piedade e misericordia do seu espírito ou da sua alma. Eu acho que ele deveria ficar isolado dos outros presos, para evitar a propagação deste vírus maldito, Já que os presos não perdoam os pedófilos e os tarados. E quem foi vítima do padre tem que receber atendimento médico urgente. Quem tansmitiu a AIDS para estacriatura?

  2. Estranho disse:

    Poucas vezes eu li algo tão bem redigido aqui no blog…Espero que Lenilson Freitas , também , tenha mobilizado todo esse pessoal e a sua capacidade de escrever para a assistência do menor !

  3. Ivan disse:

    Lamentável.

  4. Fernando disse:

    Será que eu entendi direito… Sóro positivo… transmitir ou tentar transmitir moléstia grave é crime. Pelo menos uma coisa deu para perceber… que de Cristão os evangélicos não têm nada. Quanta maldade no coração irrogada neste blog pelos os que se dizem “evangélicos”.

  5. Maria disse:

    Realmente lamentável. O pe Josean é uma excelente pessoa, uma pena se envolver com algo desse tipo.

  6. pedro disse:

    Meu Deus perdoai este bando de aves de rapina, prontos pra julgar e condenar sem defesa, quantos algozes!

  7. Maicon disse:

    Estou confuso! Quem é a vitima da história???

  8. lu disse:

    Vc´s catolicos são muitoooo hipocritas mesmo hein?se fosse um pastor com certeza já caiam matando!!
    a culpa é de Roma q não libera estas pobres criaturas a casar e formar familia,e niguem aqui está julgando , só q ele tem aids e pode ter passado isto a muitas pessoas e ate menores de idade, e o outro padre ainda quer q o dito aidetico seja solto??onde estamos?
    tem q ficar preso!!!e investigado

    Jesus disse dai a cesar o q é de cesar!fez merda tem q assumir as consequencias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários