O Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) consolidou-se de vez como um dos mais importantes entrepostos comerciais do país. Sob a responsabilidade da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), o Mercado passou a ocupar a segunda posição em volume e valores no ranking nacional na comercialização de hortifrutigranjeiros, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 20 de abril.
O levantamento tem como base a quantidade anual de 2022, comercializando o volume de 1.719.456.610 quilogramas de frutas e hortaliças – um aumento de 20,45% em relação a 2021.
Para a prefeita Suzana Ramos, a conquista é fruto de uma gestão comprometida com o desenvolvimento de Juazeiro. “Estamos vivendo um momento muito importante na história de Juazeiro, onde o crescimento da cidade e o volume de ações que estamos realizando vêm mudando o cenário local e projetando, ainda mais, a nossa cidade para todo o Brasil. Esse é só o começo de muitas realizações que estamos viabilizando e que contribuirão para alavancar Juazeiro e colocá-la no topo de diversos segmentos”, declarou a gestora.
Ranking
O entreposto de Juazeiro está na frente de Ceasas de grandes capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Campinas, Recife, Porto Alegre e Salvador, ficando atrás apenas do Ceagesp, de São Paulo. As informações estão disponíveis no site da Conab. Em 2022, este setor da economia movimentou 17,5 milhões de toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, representando R$ 61,8 bilhões. Somente o Mercado do Produtor movimentou 1.719.456 toneladas representando R$ 5,7 bilhões.
O diretor da AMA, Britoaldo Bessa, ressaltou que este é um novo tempo de trabalho. “Recebemos com muita alegria esse resultado. É a gestão Suzana Ramos confirmando a força do novo tempo de trabalho. Quero dividir essa vitória com os nossos colaboradores e todas aquelas pessoas que compram e vendem no nosso entreposto. Vamos continuar trabalhando, através de uma gestão qualificada e transparente, para que o Mercado do Produtor de Juazeiro se destaque cada vez mais no cenário nacional”, pontuou.
Onde está toda essa arrecadação do Mercado Produtor? Esse dinheiro não deveria estar sendo usado na cidade? Em melhorias na cidade? A cidade está completamente abandonada, com o mato tomando conta de meios fios e calçada em toda cidade. Esse dinheiro do Mercado do Produtor precisa ser explicado para onde está indo
Juazeiro movimenta muito dinheiro, o que falta é uma gestão mais qualificada para melhorar a infraestrutura da cidade. Esse ativo do mercado produtor é muito importante, inclusive Petrolina não tem, porém, a cidade pernambucana é muito mais estruturada que a Baiana. Os gestores públicos de Juazeiro tem que melhorar muito, capacitação em gestão pública, Juazeiro merece isso.