Momentos antes do projeto 041/2013, de autoria do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), ter sido colocado em votação, o vereador governista Dr.Pérsio Antunes (PMDB/foto), devolveu as críticas do colega de Casa, Ronaldo Cancão (PSL), líder da bancada oposicionista.
Cancão tinha solicitado à Mesa Diretora pedido de vistas a esse e a outro projeto (037/2013, que acabou sendo retirado de pauta após consenso entre as duas bancadas), por querer maiores detalhes sobre o destino dos recursos do crédito especial, de quase R$ 15 milhões – objeto principal dos projetos. Mas Dr.Pérsio retrucou.
O governista chegou até a reconhecer um equívoco na secretaria da Casa, por conta de ter enviado a pauta original aos vereadores (o 037 estava há quase um mês tramitando, enquanto o 041 há uma semana), e não com o regime “em urgência urgentíssima” – como foi modificado pelas comissões.
Dr.Pérsio ressaltou que a prefeitura teve de promover alterações na planilha de custos em um dos projetos, destinados à construção de creches, porque nenhuma empreiteira queria assumir os custos dos equipamentos (nem com os que estão parados, nem com os que serão construídos). Mas o governista reforçou que isso não seria suficiente para inviabilizar a votação, como queria Cancão. No final, o resultado acabou agradando mais aos vereadores da base: o projeto 037 acabou retirado da pauta, mas o 041 foi aprovado por nove votos a oito.