Fera na arte de tocar e confeccionar berimbau, Mestre Lourimbau funde o som de seu instrumento do jazz à MPB, gerando um novo conceito de música regional e universal. Selecionado através do edital da Fundação Cultural da Bahia, o artista vai apresentar sua sonoridade por todo o Estado, iniciando a turnê por Juazeiro, nesta sexta-feira (12), no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h30, com entrada franca.
Amanhã (13), o Mestre parte para a cidade de Uauá, também no norte da Bahia, onde faz show gratuito no Espaço Cultural Toque de Zabumba, às 21h. Salvador e Lençóis também integram a turnê.
Nos shows, Mestre Lourimbau apresenta as composições do seu CD “A Arte de Mestre Lourimbau”, lançado através de edital da Secretaria de Cultura da Bahia em 2010, e suas novas composições, algumas delas criadas para a trilha sonora do longa metragem Trampolim do Forte, do cineasta baiano João Rodrigo. Acompanhado por um conjunto musical composto por contrabaixo (Marcelo Seco), guitarra (Bau Carvalho) e percussão (Mamá), Lourimbau apresenta o singular toque do seu berimbau.
Carreira
Outra face do artista é de artesão popular: os melhores percussionistas do cenário nacional, como Carlinhos Brown, Naná Vasconcelos e Ramiro Mussoto, utilizam ou utilizaram os instrumentos produzidos por Mestre Lourimbau como ferramenta de trabalho nas suas turnês, o que lhe vale a reputação de verdadeiro “luthier” do instrumento no Brasil.
O Mestre participa de vários projetos musicais na Bahia e no Brasil, a exemplo do Conexão Vivo e Vila da Música. Lourimbau já viajou pelo mundo divulgando seu trabalho, acompanhado de diversos artistas. Em 2001, por exemplo, ele foi convidado por Marcos Suzano para abrir o seu show e o de Luís Melodia em São Paulo, além de apresentações em que dividiu o palco com o pernambucano Otto. As informações foram repassadas pela assessoria do músico.