Em pronunciamento à população de Petrolina neste sábado (13), por meio das redes sociais, o prefeito Miguel Coelho decidiu renovar por mais uma semana a fase 1 da reabertura econômica na cidade. Dessa forma, todos os setores que estavam permitidos para funcionar seguem liberados. No entanto, outros segmentos como bares e restaurantes, continuarão fechados. Uma nova reavaliação do quadro epidemiológico referente ao novo coronavírus (Covid-19), que será feita na próxima sexta-feira (19), permitirá ao gestor avançar ou não para a fase 2 do plano de reabertura econômica.
Miguel detalhou neste sábado os números de casos, óbitos, letalidade e internações nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) públicas. Ele ponderou que, apesar de a cidade seguir em estabilidade no quadro geral de ocorrências e transmissão do coronavírus, o mais seguro é, por ora, não abrir novos segmentos que possam aglomerar pessoas e aumentar os riscos de propagação do vírus.
“Sei que existia muita expectativa principalmente dos proprietários de bares e restaurantes para uma nova flexibilização, mas, hoje, o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus nos orienta a não avançar a uma nova etapa. Portanto, continua tudo como está, com comércio e serviços funcionando a 50% e bares e restaurantes com esquema de delivery”, argumentou o prefeito, que teve uma reunião nesta sexta (12) com representantes do comitê.
Assim, Petrolina seguirá com a fase 1 do plano de reabertura gradual da economia. Continuam autorizadas diversas atividades e serviços com 50% da capacidade. Estão nesse grupo, o comércio, shopping, serviços públicos, parques e templos religiosos. O transporte coletivo por ônibus segue liberado em 75% de ocupação. Já a agricultura, indústria, mototáxis, táxis, transporte por aplicativo e serviços essenciais podem funcionar na totalidade de capacidade. As demais atividades seguem sem autorização.
A fase 2 prevê abertura de bares e restaurantes em 50%. A capacidade do comércio, shopping, serviços públicos, e templos religiosos poderá ser estendida a 75% a partir desse momento. Na etapa 3, poderão funcionar academias, cinemas, museus, bibliotecas, teatros, clubes sociais, ilhas e centros de artesanato com metade da ocupação.
Reabertura gradual
Petrolina foi a primeira cidade pernambucana a promover a reabertura responsável e gradual da economia. Até este sábado o município registrou 405 casos e 11 óbitos. Petrolina tem uma taxa de letalidade baixa (2,7%) em comparação a cidades do mesmo porte em Pernambuco, e bem menor que as da Região Metropolitana do Recife (RMR). O município sertanejo se destaca ainda no nível de testagem, com uma média de 2.550 por 100 mil habitantes, enquanto o Estado contabiliza 852 testes por 100 mil habitantes.
Prefeito vou está enviando meus boletos e despesas pra o senhor viu !!
Prefeito tá mais perdido do que cego em tiroteio
Saúde, primeiro lugar.
Com os números só aumentando a polidez nas palavras é ESTÁVEL, sim estável em condições graves. Ações paliativas só servem para mascarar uma situação mas as consequências serão terríveis. Divulguem a ocupação de Leitos de UTIs Covid e não teremos opositores, só os loucos !!
Esse vírus é muito político – isso sim!
Falam sobre capacidades máximas de UTIs. Mas não falam que as UTIs são para todos os casos graves. Não apenas de vírus chinês. O que falta – no Brasil – é capacidade para atender a população. Sobram estádios de futebol. Faltam hospitais. Sem estádio não faz copa do mundo. Lembram? Pois é. Sem torcedores sadios também não! Então a coisa está degringolando para uma quebradeira geral. Em todos os níveis.
O vírus não é chinês, isso já está pacificado.
Está pacificado na sua mente limitada! O vírus surgiu na China, propagou-se na China, foi escondido pelo governo chinês, e espalhou-se pelo mundo através da China! Mas claro, não se pode falar nisso! Acho que o vírus foi criado pelo malvadão do Trump ou do Bolsonaro para exterminar a raça humana, enquanto o Partido Comunista Chinês, de forma heroica, conseguiu conter essa terrível ameaça, protegendo seu povo livre.
A questão é: do que adianta falar que o virus é Chines ou é de Casa Nova ou de qq lugar? Nada. Existe um problema e agora é minimizar prejuizo. O resto é mimimi de ex petista.
Os únicos que politizam a doença é o presidente e seus seguidores doentes e burros. Quem não politizou como a Alemanha, Japão, Coréia do Sul já saíram da tempestade faz é tempo.
No primeiro momento que a doença foi detectada no país o presidente deveria ter chamado congresso e governadores para alinhar ações. Não, o presidente foi dar “mintada” e chamar de gripezinha e disputar com os governadores quem tinha o peru maior, como um adolescente carente de atenção, agora estamos em segundo lugar no ranking de mortos.
Quem menos está politizando nesse caso é o presidente! A maioria dos governadores, membros do Congresso, e do Próprio STF, aliados com setores da imprensa tradicional enxergaram na pandemia uma oportunidade única de desestabilizar o governo eleito democraticamente, enfraquecendo-o para, ou tirá-lo do poder, ou inviabilizar uma possível reeleição. Aliás, desde o início do governo, que esses setores, através de decisões e ações, aliada á criação de factóides desgastam constantemente o atual governo, numa forma de restabelecer o “status quo ante”, em que tais integrantes se esbaldavam com os acordos, as alianças, as benesses e os privilégios do poder!
Realmente o senhor é um mistura de idiota com extremista. Quem politizou esta questão é Jair Bolsonaro. Ele teve todas as chances possíveis de fazer algo positivo e só fez besteiras. Ele teve a chance de ser protagonista de tudo pois o Banco Central e o Tesouro ficam com ele, não tem Banco Central e Tesouro nos estados e municipios. Contudo, ele é fraca é incompetente e não conseguiu tomar as redeas e resolver a situação ele conseguiu apenas criar confusão, demitir seus ministros, esconder informação, falar bobagem. Ele é uma lastima. E seus seguidores extremistas e miopes são uma lastima ainda pior. Ele foi eleito democraticamente mas flerta com a manutenção do poder usandos os militares. O Brasil se aproxima da Coreia do Norte e da Venezuela devido a incompetencia do presidente e de seus filhos milicianos. O Brasil não precisa nem de extremistas nem de idiotas.