Em nota enviada a este Blog, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Miguel Coelho, respondeu às críticas feitas ontem (8) pelo presidente da Fetape, Doriel Barros, que lamentou o fato de a Comissão da Casa não estar dando a devida importância à agricultura familiar no estado. O parlamentar contesta a declaração.
Segundo Miguel, o fato de mudar a nomenclatura da Comissão (que passará a se chamar Agronegócio, Recursos Hídricos e Desenvolvimento do Semiárido) não diminui o compromisso dos deputados que a integram com a agricultura familiar – setor que considera “fundamental” para o país. Confiram:
A respeito do artigo escrito pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa esclarece, primeiramente, que considera os agricultores familiares como agentes fundamentais para o desenvolvimento do setor. Como bem disse o líder da Fetape, existem milhares de pernambucanos vivendo da agricultura familiar e produzindo para o crescimento do estado. Isso já justifica a necessidade de uma comissão com total interesse e compromisso em contribuir para fortalecer os pequenos agricultores e para cobrar as instituições por políticas permanentes para essa cadeia socioeconômica.
A alteração do nome da comissão para Agronegócio, Recursos Hídricos e Desenvolvimento do Semiárido não implica em diminuição do comprometimento do colegiado da Assembleia Legislativa com os milhares de agricultores familiares. O objetivo é ampliar a área de atuação dos deputados que integram a comissão e permitir um maior diálogo entre os setores ligados à agricultura. Portanto, todas as atuais atribuições e compromissos do colegiado serão mantidos, inclusive, com os trabalhadores e produtores da agricultura familiar e ao mesmo tempo haverá acréscimo de áreas de interesse ligadas ao tema.
É importante ainda informar que já está no planejamento de atividades da comissão uma reunião, na próxima semana, com o diretor do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural), Aldo Santos, para tratar de agricultura familiar. Também está em nossa programação ouvir todos os segmentos ligados ao tema, em especial, a Fetape para discutir ações que a Assembleia Legislativa pode realizar para fortalecer os trabalhadores do campo.
Esta comissão tem procurado atuar junto aos agricultores e pequenos produtores com diversas atividades. Já foram realizadas reuniões na Assembleia Legislativa com vários setores e audiências públicas no Recife, em Floresta e em Dormentes para discutir soluções para o convívio com a estiagem bem como para ajudar a encontrar medidas que apoiem os agricultores no dia a dia.
Por fim, registramos que a comissão reconhece a Fetape como uma importante organização para a consolidação do setor rural e legítima defensora dos trabalhadores do campo. Assim sendo, nossa comissão sempre estará aberta para garantir espaço e voz aos agricultores e às entidades do setor.
Deputado Estadual Miguel Coelho/Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural