O Ministério Público Federal (MPF) estipulou um prazo de 10 dias para saber se algum projeto referente à reabertura da Ilha do Fogo já foi enviado à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Com o objetivo de elaborar um documento dirigido ao próprio MPF, o Comitê Popular de Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco discutiu, com representantes de diversas instituições, medidas de infraestrutura para que a população tenha acesso ao local.
No documento, ficou registrada qual seria a responsabilidade de cada instituição caso a Ilha seja liberada novamente. Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Articulação São Francisco Vivo e das prefeituras de Petrolina e Juazeiro participaram da reunião.
Um Grupo de Trabalho (GT) com representantes de todas as instituições deve dar mais celeridade aos projetos que estão em andamento, a exemplo do Museu do Ribeirinho e do Memorial – que servirá para abrigar o patrimônio com a história da navegação no Rio São Francisco. Outras propostas estão sendo avaliadas, como a criação do Parque da Serpente da Ilha do Fogo, além de projetos do IF Sertão-PE.
As prefeituras ficaram responsáveis pela manutenção e bem estar do local, com serviços de urbanização, coleta de lixo, segurança, iluminação pública, além da inserção da ilha em eventos turísticos e culturais. (Fonte: Ascom Comitê)
O Projeto “A SERPENTE DA ILHA DO FOGO” já esta pronto desde 2005 com maquette em escala, orçamento provisional, e topografia com altimetri e coordenadas. Este Projeto que eu coloco á disposição das Instituiçoes visa a revitalização das Lendas do São Francisco e completa a trilogia -Nêdo d’agua, Mãe D’agua, Serpente da ilha doFogo – foi composto nos primeiros momentos do seculo 21.
A localização será no local do redemoinho,lado de Juazeiro, onde varios banhistas ja se afogaram. A Obra sera submersa e alem de perpetuar poeticamente a lenda impedira que novas trajedias se repitam
Isso mesmo,mãe d’agua,nêgo d’agua,serpente da ilha,carrancas etc… estamos precisando é de cultura e não de base militar.
Vocês conhecem o espetáculo o Por do Sol na praia do Jacaré em João Pessoa/PB? Bastou um músico e seu instrumento para mudar totalmente a realidade daquele local. Não viagem na maionese e nem se aliem a mercenários.
Renan, com várias acusações, levou a presidência do Senado e o povo não abre a boca nem se organiza. Agora, na hora de exigir providências para uma Ilha que antes era abandonada e controlada por vagabundos (maconheiros e cachaceiros), até o MPF entra no negócio. Penso que o holocausto deveria ter ocorrido com certa corja de brasileiros, não com o povo Judeu. Por que nasci em um país com tanto vagabundos e corruptos? Estou cansado desse submundo brasileiro em que os valores já estão ausentes a muito tempo.
Já tem gente querendo ganhar dinheiro com os tais “projetos”. Porque ninguém pense que a “boa vontade” de muitos é de graça. Outra coisa, as prefeituras de Petrolina e Juazeiro nunca fizeram nada pela ilha, porque agora irão fazer?!
deveriam brigar é pela revitalização das margens, orlas tanto de petrolina e juazeiro que despejam resíduos,lixos e varias outras porcarias.. briguem por um rio melhor..a ilha do fogo é importante sim,mais sem o rio ela não irá servir de nada.. a ilha ta limpa…falta os outros lugares.