A uva de mesa foi incluída no acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, celebrado na sexta-feira (28), em Genebra, na Suíça. Quem está comemorando essa decisão é o deputado federal Fernando Filho. O parlamentar recebeu uma ligação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou ativamente das negociações e comunicou a inclusão do produto na lista. A medida, segundo Fernando Filho, beneficia os produtores da região do Vale do São Francisco e sobretudo a cidade de Petrolina.
“A ministra esteve recentemente em Petrolina conosco e ouviu a reivindicação dos produtores. Nesta sexta, ela me ligou para comunicar que a uva de mesa entrou no acordo entre Mercosul e União Europeia, e agora a nossa uva não precisará mais de taxação para entrar na Europa. Isso dará mais competitividade à uva brasileira e trará mais recurso para os nossos produtores, tão logo o acordo entre em vigor. A ministra Tereza Cristina lutou muito para incluir a uva, atendendo um pedido nosso, do senador Fernando Bezerra Coelho e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e que vai beneficiar a todos os produtores do Vale do São Francisco“, destacou Fernando Filho.
O acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, fechado na sexta-feira, estará implementado totalmente num prazo de dois anos. A expectativa é impulsionar a agricultura, a indústria e o setor de serviços. Entre os produtos beneficiados com a maior abertura do mercado, também estão o etanol, açúcar e carne de frango.
Medida excelente para os produtores de uva com foco na exportação, bem como acredito para a geração de emprego e nos setores desta cadeia produtiva.
Porém o Governo suspendeu a linha de crédito do PRONAF que atingirá em cheio o pequeno produtor da área de sequeiro, como também os que possuem pequenas áreas irrigadas.
E aí?
Fora Bolsonaro! Queremos negociar com Cuba, Venezuela e Coréia do Norte
Fora comunista! Queremos negociar com os europeus graças a Bolsonaro.