Ministro do STF considera “legítimo” e “normal” Lula opinar sobre data para julgamento de mensalão

por Carlos Britto // 31 de maio de 2012 às 08:45

É “legítimo” e “normal” que o ex-presidente Lula manifeste opinião sobre a data que considera mais conveniente para o julgamento do mensalão, afirmou o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (30).

Marco Aurélio é o segundo mais antigo dos atuais 11 ministros do Supremo, órgão responsável por julgar os acusados do mensalão. “Por que é aceitável? Primeiro porque é um leigo. Leigo na área do direito. Na área da política, não. Segundo, porque ele integra o partido, o PT”, disse. Apesar de considerar correto que Lula opine sobre datas de julgamentos do STF, Marco Aurélio afirmou que “está tudo errado” no encontro de 26 de abril entre o ex-presidente, o ministro Gilmar Mendes e o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.

O ministro comentou ainda declarações recentes de Gilmar Mendes, que acusa Lula de pressionar o STF para julgar o mensalão apenas em 2012. Disse não ter entendido, no começo, “o espaço de tempo entre o ocorrido, o encontro, e a divulgação do encontro“, mas que, depois, tomou conhecimento de que “alguém estaria vazando informações” e Gilmar “se adiantou para realmente escancarar o episódio”.

Para Marco Aurélio, não há sentido em cogitar proteção a Mendes na CPI do Cachoeira, uma vez que o foco do grupo não é investigá-lo. Gilmar Mendes tem dito que é vítima de falsas notícias sobre conexões com as operações de Cachoeira e do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). (Do UOL c/foto)

Ministro do STF considera “legítimo” e “normal” Lula opinar sobre data para julgamento de mensalão

  1. Crítico disse:

    MANIFESTAR UMA OPINIÃO, QUALQUER PESSOA PODE, MAS A QUESTÃO É QUE LULA CHANTAGEOU O MINISTRO DO STF PARA ATRASAR O JULGAMENTO DO MENSALÃO, DIZENDO QUE O BLINDARIA NA CPI.

  2. GARBUS disse:

    Andei fazendo umas pesquisas sumárias na net e achei vários “babados” sobre o GILMAR, dentre eles esse pequeno trecho na pag, do Psol:

    ” O povo brasileiro se indigna contra Gilmar Mendes. Foi ele quem, por duas vezes, tirou da prisão o banqueiro condenado por corrupção, Daniel Dantas. Este banqueiro, amigo de políticos do PSDB e do PT, continua as suas negociatas com o dinheiro público. Mendes tem sido um dos que tenta destruir a operação Satiagraha, obra do delegado Protógenes Queiroz e que dá base para a condenação e a prisão do banqueiro-bandido. Mais uma vez a polícia federal confirma o trabalho competente de Protógenes Queiroz, quando indiciou o banqueiro Daniel Dantas por mais cinco crimes.

    Entre os ministros do próprio Supremo foi dito que Gilmar Mendes destrói a justiça no Brasil. Aliás, estas foram literalmente as palavras do Ministro Joaquim Barbosa durante o conflito transmitido para todo o país. Isso já é suficiente para que Gilmar Mendes não siga à frente do Supremo Tribunal Federal. Sua continuidade neste cargo é apenas uma confirmação de que a “Justiça”, neste regime político atual, está a serviço dos mais ricos e poderosos. Contra esta situação o PSOL e sua bancada no Congresso exigem a saída de Gilmar Mendes e a prisão imediata de Daniel Dantas.

    GIMAR MENDES ENVERGONHA O POVO E MOSTRA-SE AVESSO A RAZÃO DE JUSTIÇA.”
    http://psol50.org.br/blog/2009/04/29/fora-gilmar-mendes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários