O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, cumprirá agenda em Juazeiro e Curaçá, ambas no norte da Bahia, esta semana. O primeiro encontro acontecerá em Juazeiro, nesta segunda-feira (30), pela manhã, onde ele participará de uma reunião no campus da Uneb sobre recomposição vegetal das margens do rio São Francisco. À tarde, comparece à reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, na sede do Sebrae. No início da noite, Duarte participa da abertura do 2º Simpósio do Bioma Caatinga e 6º Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, no Complexo Multieventos da Univasf.
Na terça-feira (31), o ministro segue para o município de Curaçá, onde vai se reunir com lideranças comunitárias, representantes da prefeitura e Câmara Municipal e integrantes do Projeto Ararinha na Natureza. O encontro será às 10h, na sede da Fazenda Concórdia, área rural da cidade. Na ocasião, serão discutidas ações para a reintrodução da ararinha-azul na região.
O Projeto Ararinha na Natureza prevê ações para a reintrodução da espécie na caatinga. A ave é considerada extinta em ambiente natural desde o ano 2000 e foi reproduzida em cativeiro por criadores europeus. Uma das medidas é a instalação do Centro de Reprodução e Reintrodução, que está sendo construído em Curaçá para receber, já no próximo ano, 50 ararinhas-azuis que serão repatriadas da Alemanha para o Brasil. As aves vão ser alojadas no centro, onde serão preparadas para a soltura. A vinda das ararinhas foi acertada durante recente viagem do ministro à Europa.