Ministro FBC abre o chuveiro e moradores da Caatinguinha comemoram fim de um tormento

por Carlos Britto // 04 de junho de 2011 às 06:00

Nem a noite quase fria da Caatinguinha, uma das localidades da área ribeirinha de Petrolina, impediu que os moradores testemunhassem de perto, ontem (03), a realização de um sonho. Quando o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, num gesto simbólico, abriu o chuveiro da escola municipal, estava inaugurado o sistema que garantirá água tratada a 110 famílias da comunidade, pondo fim a um antigo tormento: a constante falta d’água no local.

Marcado pela homenagem a um dos principais líderes comunitários da Caatinguinha, Pedro José da Gama, o ‘Pedro Caboclo’ (falecido em 2010), do qual a pequena adutora levará o nome, o evento contou com a presença de diversas autoridades de Petrolina e de cidades do sertão pernambucano, além do ministro. Outras lideranças da área ribeirinha também compareceram, assim como alguns vereadores. Orçado em R$ 436,6 mil, o sistema da Caatinguinha foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e faz parte do processo de revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco idealizada pelo governo federal. A obra ficou a cargo da 3ª Superintendência da Codevasf.

Num discurso emocionante, o presidente da associação da Caatinguinha, Marivaldo Bruno da Silva, lembrou da luta árdua que travou até garantir água tratada nas residências dos moradores. Ele fez questão de enaltecer o papel de duas lideranças da região, o ex-vereador Adalberto Bruno e a professora Nalvinha, que o ajudaram a reformular a associação e fortalecer as reivindicações da comunidade.

Adalberto, na época em que deixou a suplência e assumiu a vaga na Câmara de Vereadores, chegou a apresentar indicações e enviar ofícios aos representantes políticos da cidade solicitando água tratada para a Caatinguinha. Um deles foi o deputado federal Fernando Filho, o qual também mereceu elogios de Marivaldo por ter abraçado a causa. O líder comunitário aproveitou a ocasião e alertou os moradores para o uso racional da água, agora que não terão mais problemas. “Vamos zelar por essa obra e saber fazer uso desse bem tão precioso, que está se escasseando”, afirmou.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Vargas (que responde por quase 75% dos recursos do Ministério da Integração destinados ao setor), Fenando Bezerra Coelho ressaltou que a escassez de água é um problema mais agudo no Nordeste, mas já pode ser visto com maior intensidade também em outras partes do País e do mundo. Ele ratificou, ainda, que os investimentos do governo federal em pequenos sistemas de abastecimento simplificado é uma prioridade da transposição do São Francisco. “Temos de levar água a todo nordestino, esteja ele na beira do rio ou dentro da caatinga”, finalizou.

Por Antonio Carlos Miranda

Ministro FBC abre o chuveiro e moradores da Caatinguinha comemoram fim de um tormento

  1. Watergate disse:

    Agora podem mudar o nome de caatinguinha pra cheirosinho.

  2. jorgilson disse:

    se os politicos resolverem o problema da falta de agua para os sertanejos, ficaram sem votos, por isso o problema vai persistir para mais uns 200 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários