Um clamor antigo do povo sertanejo da Bahia começa finalmente a sair do papel. Foi assinada na manhã desta terça-feira (22) pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a ordem de serviço para o início da elaboração do projeto básico do Canal do Sertão baiano. A solenidade de assinatura aconteceu na Esplanada dos Ministérios.
Sonhado inclusive pelo saudoso deputado federal Osvaldo Coelho, o Canal do Sertão baiano será a maior obra de infraestrutura no município pelos próximos 100 anos. Mais especificamente na região do Submédio São Francisco, ainda resolverá o antigo problema do déficit hídrico do Baixo Salitre (o ‘Salitrinho’), que se arrasta há décadas gerando problemas econômicos e conflitos sociais. Fará chegar água a quase 700 propriedades de pequenos irrigantes localizados às margens do Rio Salitre, em Juazeiro.
Para resolver o chamado Projeto SALITRINHO, nossa sugestão é um bombeamento direto do Lago de Sobradinho para alimentação do Canal da Batateira e estender esse canal a até a Comunidade do junco. Em assim procedendo, pode-se reativar o Projeto Tatauí aproveitar as Terras Irrigáveis da Barragem de Sobradinho até o Rio Salitre na altura do Junco, indo até a sua foz no Rio São Francisco. Será necessário apenas dois bombeamentos, o primeiro a montante da Barragem de Sobradinho e o Segundo no final hoje, do Canal da Batateira. Com isso todo o Rio Tatauí será perenizado bem como o Rio Salitre do Junco até a sua foz no Rio S. Francisco. O custo estimado para Projeto e Obras é de R$ 170 milhões. Prazo de 18 meses entre Projeto e Obras. Mas falta as lideranças políticas de Sobradinho e Juazeiro abraçarem essa idéia. É um Projeto relativamente barato e vai beneficiar uma região significativa dos dois Municípios, inclusive reparar em parte, os impactos negativos do Projeto Salitre sobre os moradores nativos do Salitre.
Olá,tudo bem? As primeiras famílias que compraram propriedades as margens do Riacho TATAUÍ em Sobradinho vindas da antiga Sento Sé(pós construção da Barragem)sempre ” sonharam” com projetos para proporcionar desenvolvimento das comunidades rurais.Nossos avós lutaram muito e nunca perderam a esperança de que um dia obras seriam realizadas nesse Riacho que é tão importante para a economia local…