O Brasil, com mais de 1 milhão de casos de dengue registrados nos primeiros meses do ano, está realizando hoje (2 de março) o Dia D de combate à doença. A mobilização nacional, sob o tema “10 minutos contra a dengue”, é voltada para ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou que as ações são principalmente voltadas para o controle dos pontos de mosquito, com visitas dos agentes de saúde às casas, e atenção para os sinais de alerta. A iniciativa é liderada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais.
Seis estados do país e o Distrito Federal declararam emergência em saúde pública por causa da dengue até o último dia 27. Em fevereiro, os recursos federais reservados para apoiar as unidades federativas no enfrentamento da emergência foram ampliados para R$ 1,5 bilhão.
Desde janeiro, foram registrados 1.038.475 casos e 258 mortes pela doença, além de outras 651 em investigação. A ministra da Saúde afirmou que 2024 pode registrar o dobro de casos de dengue notificados em 2023.
O governo atribui o aumento de casos às mudanças climáticas, à expansão da dengue em regiões que antes não enfrentavam a doença e à volta da circulação de todos os sorotipos da infecção. Segundo o último informe semanal do Ministério da Saúde sobre a doença, o país registrou uma alta de 369% nos casos em relação ao mesmo período do ano passado.
*Com informações do O Globo.