O prefeito Miguel Coelho entregou, na última sexta-feira (4), o Monumento do Centenário completamente revitalizado. A partir de agora, quem chegar a Petrolina verá na entrada da cidade uma bandeira gigante expressando o orgulho dos sertanejos.
Construído em 1995, o monumento foi um marco pelos 100 anos de Petrolina, contudo, estava abandonado. As esculturas que formam o conjunto arquitetônico foram restauradas. A peça de maior porte, esboçada pelo artista Silvio Maniçoba, ganhou vida nova. As estátuas de Nilo Coelho, Dom Malan e Irmã Luizinha Pasi também foram revitalizadas.
A prefeitura ainda implantou gramados no piso da rotatória e calçamento intertravado. A iluminação foi ampliada para garantir mais segurança e uma fonte instalada no espelho d’água. Mas a novidade que gerou maior repercussão foram as bandeiras instaladas, quatro no total. Ao lado do monumento os pavilhões da cidade, Pernambuco e Brasil, e um pouco mais adiante outro estandarte de Petrolina de porte ainda maior para expressar o orgulho sertanejo numa área estratégica de entroncamento de avenidas.
O prefeito Miguel Coelho esteve acompanhado pelo senador Fernando Bezerra no ato de inauguração. FBC foi quem inaugurou a estrutura em 1995, quando era gestor da cidade. Para Miguel, a requalificação é a renovação de valores sobre a memória de quem construiu a cidade e inspira o futuro. “Aqui estão marcados os lemas de Petrolina: educação, trabalho e fé. Com essa obra estamos reforçando esses compromissos e resgatando a importância histórica de pessoas que tanto contribuíram por nossa cidade“, disse o prefeito.
Esta de parabens o Prefeito Miguel de souza coerlho…..Pra administrar essa Cidade a pessoa de que ter Sangue Petrolinense nas veias e essa familia tem sangue nas veias,
Estão todos rindo da sua cara neste exato momento.
Resta agora esperar que a população colabore na preservação de um espaço tão belo.
Sangue de petrolinense na veia, só assim pra essa cidade ir adiante… não votei no Sr Miguel, mas próxima eleição eu e minha família inteira é toda tua. 29 votos garantido 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Só pra informar:
As 03 esculturas são do escultor Lêdo Ivo.
Façamos as referências devidas, a todos os responsáveis pelas obra ou monumentos artísticos.
Lembrando que no ano do centenário de Petrolina, o então prefeito na época era Fernando Bezerra Coelho o qual, lançou O concurso para criação da frase slogan do centenário e o vencedor foi o meu irmão Marcos Antonio da Cruz, com a inusitada e ilustre frase: “Petrolina, entre o rio e a história”…
Marcos Antonio, hoje mora em São Paulo e acabou de lançar seu primeiro livro, de nome “AFERIDOR”… pela editora Viseu.
O livro encontra se à venda na plataforma da Amazon e outras…