Monumento histórico de Petrolina passa ‘batido’ pela maioria da população

por Carlos Britto // 28 de fevereiro de 2022 às 11:23

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

Um monumento histórico de Petrolina passa desapercebido por muita gente até hoje. Trata-se de uma grande caixa d’água em forma de foguete, construída no final da década de 60 para homenagear a ida do homem à lua, no antigo Restaurante Espacial.

O idealizador da obra foi o engenheiro e ex-prefeito Geraldo de Souza Coelho. O local poderia servir de ponto turístico num futuro próximo, mas para isso esse monumento precisa ser tombado pelo município. Se não na atual gestão, nas próximas que ainda estão por vir. Fica a dica, deixada por um leitor deste Blog.

Monumento histórico de Petrolina passa ‘batido’ pela maioria da população

  1. CIdadao disse:

    Fica a dica para algum empresário que queira construir um complexo com hotel e restaurante temático.

  2. Cláudio Robério Amorim disse:

    Meu saudoso pai Pedro Amorim foi gerente do posto Espacial e todas as noites eu quando criança ia com ele fazer o caixa do posto e costumava ficar admirando o foguete achando que ele iria decolar a qualquer momento.

  3. Tgomes disse:

    Tenho 30 anos e quando criança meu sonho era subir nesse foguete rsrs

  4. decio disse:

    Ninguem se importa com o foguete, se fosse o desenho de uma manga ou mamão ai já tinha sido tombado

  5. Álvaro Duarte disse:

    Hoje dar uma tristeza quando passo e vejo o abondano do posto e hotel espacial, era local de destaque em Petrolina e região.

  6. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    O brasileiro em geral é um sem memória. Assim é com esse ponto histórico, assim foi com a estação ferroviária do povoado de Pau Ferro em que não sobrou pedra sobre pedra. Muitos dos jovens que moram no lugar nem sabem que existiu uma estação ferroviária. Lamentável.

  7. Genivaldo Amorim Coelho disse:

    Eu gostava de ir tomar sorvete lá tinha, e ficava admirando o foguete achando que iria subir tenho 58 anos, falta alguém valorizar aquele espaço.

  8. Nonato santos disse:

    Um dos construtores desse foguete foi um grande colono do Projeto Mandacaru. O saudoso Manuel Galdino

  9. MARIA AUXILIADORA AMORIM disse:

    ESTE MONUMENTO FOI CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MEU PAI JOSÉ CIPRIANO DE AMORIM NETO CONHECIDO COMO JUCA AMORIM QUE FOI CONSTRUTOR DE VÁRIAS OBRAS AQUI DENTRO DE PETROLINA, INCLUSIVE A PREFEITURA DE PETROLINA. NA ÉPOCA TRABALHAVA PARA ACHO QUE PELA CONSTRUTORA COELHO. ERA UM ARQUITETO SEM FORMAÇÃO. FAZIAS AS PLANTAS BAIXAS E ALTAS DE TUDO QUE FAZIA. ESPERO QUE NÃO SEJA DESTRUÍDA ESSA E OUTRAS OBRAS.

  10. shyslene Ramos disse:

    Esse lugar eu tenho boas lembranças, quando criança eu passava aí com meus pais andando de pé, e quando víamos esse foguete imenso, era fantástico 😍 a gente tinha que passar pela parede dele e tocar, isso era o máximo. Seria muito bom retomar as atividades desse lugar.

  11. Egas disse:

    Sou de Araraquara-SP e atualmente moro em Petrolina-PE.
    Honestamente não conheço o local e tão pouco sua história.
    Se serve de aprendizado, em Araraquara havia uma locomotiva a vapor servindo de peça de museu na antiga estação ferroviária… #procurem sobre.
    O fato é que em Araraquara NUNCA HOUVE INTERESSE em reformar e/ou manter em funcionamento a tal locomotiva. Um dia… Um dia… “resumindo” Jaguariúna-SP comprou a “Maria Fumaça” e a levou embora porque em Araraquara-SP NINGUEM DAVA VALOR!
    Reformaram a locomotiva e hoje exploram o turismo com a tal
    Se formos um pouco mais a fundo em casa história local, que realmente tenha conteúdo/história, iremos encontrar possibilidades incríveis e quem sabe com pouco auxílio financeiro público, mas que manterá uma história importante de uma sociedade, Viva!
    Tantas se perderam ao longo do tempo….
    Irei conhecer esse local e saber mais sobre ele. Tudo é aprendizado! Não somos donos da verdade! Humildade e consciência, sempre!

  12. tabom disse:

    não fala merda kkkkk

  13. Janaína Marcelino Dantas disse:

    Eu sempre gostei desse monumento e também nunca
    Entende o porque de terem feito. Desde criança sempre passo olhando . Seria interessante mesmo um restaurante
    Temático… Mas o povo não gosta de Ciência😐

  14. Vilma disse:

    Sinto falta desse olhar especial pra esse monumento,pois faz parte da história de Petrolina.Alô autoridades governamentais de Petrolina !!!!

  15. Pé no Saco disse:

    Que saudades das minhas viagens a lua.

  16. Sandra Regina disse:

    Eu mim lembro q criança o meu padrinho, muitas das vezes levávamos eu e minhas duas irmãs pra descarregar lenha. Nós ficavamos sentadas só admirando esse foguete. Uma lembrança e tanto.

  17. Sandra Maria dos disse:

    Minha mãe foi cozinheira de lá por muito tempo em um restaurante. E a especialidade era muqueca de Surubim pescado no Rio São Francisco. Na época o restaurante era comando por dona Ana. Lembro muito bem quando minha mãe trabalhava lá. Seu nome Aurora.

  18. 🍌 disse:

    Que bom que a população petrolinense (pelo menos os mais antigos) recordam com carinho desse monumento e de sua história. Recordar é bom, mas agir é melhor ainda. Entendo que a população deveria reivindicar o tombamento dessa obra, como patrimônio histórico e cultural da cidade. Para isso não faltam meios de fazer essa vontade popular chegar à Administração Municipal: abaixo-assinado, ofício à Prefeitura e à Câmara de vereadores, solicitação de audiência pública para tratar do tema, enfim, os instrumentos de manifestação popular são vários. Sugestão: façam isso.

  19. Solange Galdino disse:

    Esse monumento dentre outros e uma lembrança das obras que Meu querido pai Manoel Galdino de Sousa ajudou a construir muito orgulho que ele fez parte dessa historia

  20. luiz disse:

    Sempre via esse foguete quando criança, mas nunca parei pra pensar qual objetivo. Interessante saber que tem desde 1969 quando homem foi a lua na guerra fria.

  21. Eugenio Fábio disse:

    Tenho 42 anos,isso é um marco histórico para Petrolina,acha lindo este foguete,quando passava por ele.

  22. Joseli Malaquias disse:

    Bem não sou natural dessa Maravilhosa Cidade, sou da Capital, mas há três anos fixei residência com minha esposa e duas filhas aqui em Petrolina
    Desde que cheguei sempre achei estranho esse monumento e toda aquela área esta abandonada. Muito bem citado pelo Cidadão a necessidade de tombamento desse monumento.
    Sem dúvida já faz parte da. História da Cidade. 👍

  23. Elson Pedro da Silva disse:

    Tenho 46 anos e cresci admirado esse foguete. Hoje moro em Serra Talhada.

  24. Wedson muniz alves disse:

    So lamento pra mim e das obras mais bonita que a sidade tem

  25. SIRLENE ANTUNES disse:

    Este foguete e de minha idade,qd tinha uns 11 anos sempre q vinha doo interior lagoas e passava na viacao Pernambucoana da janela eu o admirava e esperava ele decolar

  26. Sandra regia disse:

    Meu pai participou da construção desse monumento, hoje ele já não está mais aqui ,mas quando passo por aí todos os dias tenho a certeza que ele fez parte da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários